18 de Setembro de 2019
18º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Mãe Aparecida

*Por Alcindo Garcia

Lucas, além de santo, médico e evangelista, foi um excelente repórter. Detalhes preciosos não faltam na sua narrativa evangélica. Foi por meio de Lucas, que descobri que sou de uma religião bíblica, que sempre acolheu a mensagem de Deus, principalmente a encarnação do Verbo. Ali nasceu uma saudação angélica que vem sendo repetida por todas as civilizações, de geração em geração. A Anunciação do Anjo Gabriel a Maria não deixa dúvidas. O anjo fez ali a vez de mensageiro de Deus.

Como? Quando reverente saudou a Virgem com as primeiras palavras da ave-maria: "Ave cheia de graça, o Senhor é contigo" (Lucas 1, 28). É ainda a bíblia que diz que no sexto mês o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem da Galiléia, da cidade de Nazaré (Lucas 1,26) Foi Deus quem enviou através do anjo a saudação.

Claríssima a narrativa que a mensagem veio de Deus, veio do Céu. O relato de Lucas se refere ao Espírito Santo como participante da Anunciação e dos fatos que decorreram dela. Inspirada pelo Espírito Santo, Isabel, a mãe de João Batista, completou a segunda parte da oração angélica, saudando também a mãe do Senhor: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (Lucas 1, 41-42). Essa oração que os católicos rezam há milênios é bíblica e enviada por Deus por um anjo. Estava composta essa oração em forma de uma mensagem de Deus por intermédio do Anjo Gabriel a uma virgem chamada Maria.

A última parte da ave-maria "Santa Maria Mãe de Deus...."foi acrescentada pela Igreja no ano 431, no Concílio de Éfeso, quando da promulgação da Verdade de Fé: Maria, Mãe de Deus, em grego, THEOTOKOS".

Saudando Maria estamos pronunciando as mesmas palavras do anjo e de Isabel, ambos inspirados pelo Espírito Santo.

A mesma Virgem Maria é conhecida em vários países como Fátima, Lourdes, Guadalupe e aqui no Brasil – nossa MÃE APARECIDA, cuja imagem foi encontrada nas águas do rio Paraíba há quase 300 anos, em 12 de outubro de 1717.

"Com a Mãe Aparecida, saudemos Jesus, saudemos Jesus, nossa luz"...

*Alcindo Garcia é Jornalista. E-mail: alcindogarcia@uol.com.br

+ VEJA TAMBÉM