19 de Setembro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE
12/07/2017

Capacitação aborda alimentação infantil e aleitamento materno

Oficina foi oferecida exclusivamente para agentes comunitários da Secretaria

Na manhã desta terça-feira (15), a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no anfiteatro da escola "João Geraldo Iori" uma capacitação para os agentes comunitários da saúde sobre a importância da alimentação infantil e o aleitamento materno.

De acordo com a enfermeira do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Maria Josi, a oficina reuniu mais de 30 profissionais da área e teve como principal objetivo o aprimoramento sobre a importância da alimentação infantil e o aleitamento materno.

"Essa capacitação é uma ação inicial de sensibilização realizada na base da Lei 11.265 sobre alimentos infantis e aleitamento materno. O objetivo dessa ação é sensibilizar os agentes comunitários de saúde sobre a importância do aleitamento materno e uma alimentação saudável na primeira infância, sendo evitado, quando possível, as formulas artificiais, chupetas e mamadeiras", contou.

Segundo Maria Josi, os funcionários participantes assistiram à palestra e participaram de debates referentes ao aleitamento materno, acompanhamento das mães, orientação e importância do ato de amamentar, números sobre a diminuição da taxa de mortalidade infantil, entre outros temas.

"Segundo determina o Ministério da Saúde, os bebês devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno no mínimo até os seis meses de vida. Amamentar é um ato de amor e beneficia não apenas a saúde do bebê, mas também da mãe e a nossa missão é passar essa informação para as gestantes e as mamães", ressaltou.

Maria Josi finalizou ressaltando que todas as Unidades Básicas de Saúde de Tupã incentivam o aleitamento materno orientando as mães durante o pré-natal e no puerpério (período pós parto), além disso, o Hospital São Francisco também realiza um importante trabalho de orientação pós parto sobre a importância da amamentação.



Equipe da Secretaria de Saúde recebe capacitação sobre alimentação infantil e aleitamento materno


Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM