16 de Dezembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Vereador apresenta a medalha "Luiz de Souza Leão" para o atleta Yago Mateus

O jovem é destaque do Club Athletico Paulistano de Basquete

Através do Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2017, aprovado por unanimidade pela Câmara de Tupã, o vereador Alexandre Scombatti apresentou a medalha "Luiz de Souza Leão" ao atleta Yago Mateus dos Santos, armador de basquete do Club Athletico Paulistano.

Segundo Scombatti, autor do projeto, a medalha é a mais alta honraria conferida para personalidades nascidas em Tupã, com grande destaque no Brasil e no mundo. A homenagem deverá ser feita, em Sessão Solene, dentro do ano Legislativo de 2017, ou seja, ainda no segundo semestre. "Faremos uma grande festa do basquete, inclusive estendendo o convite para a população, atletas do projeto da Casa do Garoto – Tupã Basquete e jogadores de renome", disse Scombatti.

Nascido em Tupã, Yago Mateus dos Santos, hoje com 18 anos e com 1m75, começou a jogar aos seis anos, na Casa do Garoto de Tupã. Depois de quatro anos, foi para o Rio de Janeiro, onde jogou pelo Jequiá Iate Clube. Em 2013, foi para o Palmeiras, em São Paulo, time em que teve grande destaque e ajudou a conquistar muitos títulos.

Dentre as muitas conquistas e homenagens ao longo de sua carreira, também defendeu a Seleção Brasileira na Copa América (Pré-Mundial), na categoria Sub-16. Em 2014, na Venezuela, atuou como capitão da equipe nacional na conquista do título invicto do Sul-Americano, na categoria Sub-15, onde também recebeu o troféu de melhor jogador da competição. Em 2014, também foi destaque no Campeonato Brasileiro de Seleções, na categoria Sub-15, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Atualmente, o jovem é destaque do Club Athletico Paulistano de Basquete, equipe de elite que disputa as finais do NBB - Novo Basquete Brasil, ou seja, a Liga Nacional.

De família humilde, que ainda reside em nossa cidade, seu sonho é defender a Seleção Brasileira adulta. Sabe que o caminho é longo, mas, segundo ele, vai fazer o máximo para alcançar. Também quer jogar em um grande time da Europa e quem sabe até na NBA, nos Estados Unidos.

"O Poder Legislativo, representando a população tupãense, já concedeu títulos a ilustres personalidades que têm contribuído e levado o nome de Tupã, sempre de forma significativa, para os mais diversos lugares e, no caso do nosso homenageado não é diferente, tanto que tem divulgado o nome de Tupã para o Brasil, inclusive no Exterior, além de inúmeros destaques nos principais meios de comunicação", finalizou o vereador.



Alexandre Scombatti e Yago Mateus


Assessoria Câmara Municipal
+ VEJA TAMBÉM