19 de Setembro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL
13/07/2017

ATLECA realiza palestra sobre Astronomia

Evento faz parte da programação de Saraus que a academia desenvolve durante todo o ano

A Academia Tupãense de Letras Ciências e Artes (ATLECA), realizará hoje uma Palestra sobre Astronomia. O evento acontecerá no Salão do Museu Índia Vanuíre, às 20 horas.

O presidente da ATLECA, Alcione Alcântara Gonçalves, informou que o evento faz parte da programação de Saraus que a academia desenvolve durante todo o ano.

"Como já é de costume, a ATLECA desenvolve diversos Saraus durante todo o ano. Hoje, a palestra versará sobre um Tema Científico, que é a Astronomia. A palestra será ministrada pelo Acadêmico Denis Trisoglio, que é o Presidente do Clube de Astronomia de Tupã. Ele vem desenvolvendo as suas atividades ininterruptas por 14 anos", informou.

Segundo o presidente, a Astronomia é uma ciência, que estuda e pesquisa os astros e todo o universo, o estudo das estrelas, dos planetas, constelações, nebulosas e aglomerados desde o Big Ben até os dias atuais, que são objetos de seu estudo.

"Os nascimentos das estrelas, no berçário estelar, sua evolução e sua morte, são observados pelos pesquisadores e estudiosos da Astronomia. Sabe-se que as estrelas nascem azuis e muito quentes e, durante a sua vida, vai perdendo a caloria e mudando de cor, morrendo quando chega na cor vermelha", disse.

Alcione completou ressaltando que a nossa Galáxia chamada Via Láctea ou Caminho de Leite, possui milhões de sóis e, o nosso Sistema Solar é um pequeno sistema inserido num dos braços desta Galáxia.

"O professor Denis, Astrônomo amador e Acadêmico da ATLECA, irá explicar de uma forma sucinta, diversos assuntos relacionados ao tema durante a palestra. Por isso, convidamos aos amantes da Astronomia para virem assisti-lo e se inteirar sobre a beleza do Cosmo. Compareçam e tragam os seus convidados para conhecerem as estrelas sob o ponto de vista científico e poético", convidou.

Atleca

Fundada em 14 de novembro de 2013 com o objetivo de promover e preservar a cultura da língua portuguesa, literatura, belas artes e da ciência, a Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes (ATLECA) leva o nome de Tupã para todo o Brasil.

Segundo o Presidente, a academia é um órgão cultural que desenvolve a cultura em vários países, através de membros correspondentes que estão espalhados por todo Brasil e também em Portugal na Europa e Moçambique na África.




Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM