18 de Outubro de 2017
18º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS
01/08/2017

Foco na Escada: O que devo saber?

Qual estilo de escada funciona melhor para mim?

As escadarias, utilizadas há milhares de anos nas edificações para fazerem a conexão entre dois andares, vêm se atualizando e aparecendo cada vez mais como um importante elemento arquitetônico capaz de transformar uma construção comum em uma obra espetacular.
O design das escadas no ambiente pode ajudar a definir e mostrar o estilo da sua casa, comércio e até mesmo o seu gosto pessoal. Ao projetar uma escada nova com desenho escultural ou fazendo a atualização de uma estrutura existente com novos materiais, revestimentos e decoração, você pode alterar facilmente o aspecto geral do ambiente.

Qual estilo de escada funciona melhor para mim?

Ao selecionar possíveis ideias de escada para sua construção, a primeira e maior consideração deve ser em relação ao espaço disponível para ela. Nem todos os tipos se encaixam em todos os lugares: um design de escada dupla que se eleva em curva só funcionaria em grandes entradas, então, para um espaço menor, o ideal é optar por uma escada reta, em forma de U ou em forma de L em vez disso.

Para espaços realmente compactos, apesar de não serem a forma mais fácil de escalar, os projetos de escada em espiral se mostram mais eficientes em termos de espaço horizontal e trazem uma sensação divertida. Após definida a função e a forma de sua escada, você pode selecionar os materiais e revestimentos que te farão alcançar a estética que você procura.

Quais são os melhores materiais para escadas?

O estilo da sua escada deve estar coordenado com o restante do seu espaço, então não tente misturar estilos dramaticamente diferentes, como o clássico e o contemporâneo. Para a estrutura, o concreto armado aparece como uma opção segura e as pré-moldadas bem como as em metal têm ganhado espaço pela praticidade e leveza visual.

Nos degraus, os carpetes já foram muito utilizados e as pedras como o granito ou mármore se tornaram convencionais, enquanto os metálicos ou de madeira flutuante tem se mostrado com opções alternativas e modernas. Os corrimãos e guarda-corpo das escadas parecem algumas vezes atrapalhar a estética do conjunto, mas podem ser a oportunidade perfeita para deixar a criatividade fluir.

A combinação do metal com o vidro é muito utilizada para fazer a proteção e dar apoio a quem circula pela escada e parece ser uma opção limpa e moderna, mas outros materiais, como a madeira, podem adquirir lugar de destaque nessa função quando empregados com design inovador. Apesar de existirem centenas de opções de materiais e revestimentos para sua escada, eles devem ser escolhidos de forma a deixarem-na funcional. Se você tem filhos jovens, um guarda-corpo aberto e degraus vazados podem se tornar um perigo para a segurança, enquanto o tráfego constante de pessoas e animais de estimação podem raspar facilmente uma escada de madeira.

Como faço para incorporar decoração à escada?

As ideias de decoração de escadas coincidem com as ideias de decoração dos halls e corredores – queremos adicionar interesse ao local sem interferir na sua função. Quadros e obras de arte, nestes casos, devem ter um perfil fino para que não adentrem o espaço de circulação. Se você tiver um patamar maior, pode ser interessante adicionar um aparador com espelho, uma planta em vaso ou apresentar uma escultura de parede maior ou peça de arte. As paredes podem servir como uma linda galeria de fotos, quadros e memórias.

Prateleiras e cantinhos de leitura, por sua vez, complementam muito bem cantinhos ociosos sob as escadas. Outros revestimentos como a madeira, mosaicos ou revestimentos cimentícios em 3D tem tomado conta das paredes valorizando ainda mais seu design. Os jardins e espelhos d’água também têm adentrado às casas e se incorporado na decoração sob as escadas.
A iluminação, por sua vez, torna-se cada vez mais o elemento principal na decoração de espaços, incluindo as escadas. Usar spots direcionáveis, fitas de led e pontos de luz tanto para valorizar a decoração quanto a própria estrutura é escolha certeira.



























Ariadne Bukvar
Ariadne Bukvar é formada em Arquitetura e Urbanismo e atua em projetos arquitetônicos e em arquitetura de interiores. Sempre atenta às tendências da área, busca aplicar novos usos para os materiais, sem deixar de lado a funcionalidade e conforto em cada projeto. Apesar de não se prender a um único viés e transitar por diferentes estilos, é apreciadora do contemporâneo com pinceladas rústicas, sendo que a principal característica de seu trabalho, com ênfase na iluminação, a preocupação com a ocupação do ambiente, pois acredita que a necessidade de cada cliente determina a concepção do projeto.
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Portaltupacity
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 18/10/2017 05:10
+ VEJA TAMBÉM