18 de Outubro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO
03/08/2017

Pais devem confirmar interesse em vagas nas creches

Medida visa conhecer a realidade da necessidade de vagas, que serão disponibilizadas ainda este ano

Desde o início de junho, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os pais para manifestação de interesse pelas novas vagas nas creches, que serão disponibilizadas já para o fim deste ano.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Mauro Guerra, a medida tem como objetivo conhecer a realidade da necessidade de vagas nas creches e também organizar a fila de espera, já que muitos pais que realizaram cadastros em anos anteriores não estão sendo localizados.

"Agora que a Secretaria está próxima de concluir duas creches e disponibilizar 250 vagas, corremos o risco de não conseguir localizar os pais nos telefones e endereços fornecidos nos cadastros, uma vez que esta lista de espera é antiga e no período é possível que ocorreram mudanças de endereço e telefones, tornando assim o processo de preenchimento de vagas mais difícil", explicou.

Segundo o secretário, durante todo o mês de agosto a Secretaria continuará recebendo as manifestações de interesse por vagas nas creches, que devem ser realizadas na Secretaria de Educação, localizada na Avenida dos Universitários, 145, das 8h às 17h.

"Solicitamos que os pais que tem interesse em matricular os filhos na creche, que entre em contato com a Secretaria de Educação o quanto antes. Após o período de manifestação de interesse e confirmação de dados, a Secretaria irá continuar o planejamento de implantação de melhorias para o próximo ano. Vale ressaltar que as vagas serão liberadas para as crianças que estão na lista de espera há mais tempo, caso a família não seja localizada a vaga será encaminhada a outra criança", disse.

Metas para 2017

De acordo com o secretário de Educação, a nova gestão iniciou o ano de 2017 com a meta de melhorar o ensino municipal e acabar com a lista de espera para vaga nas creches municipais, que era de 432 crianças no início do ano.

Segundo Mauro, após adequações administrativas, principalmente com a retirada de salas de pré-escolas da Creche Cinthia do Reis, a Secretaria conseguiu, em pouco tempo, reduzir mais de 30% dessa lista de espera, que agora conta com 296 crianças.

De acordo com o prefeito Ricardo Raymundo, entre as ações que possibilitam a redução da fila de espera estão à organização da Secretaria e do sistema de ensino do município, além de um trabalho sério e muita dedicação em prol da educação de Tupã.

"Assumimos um compromisso de acabar com a lista de espera por vagas nas creches e conseguimos já reduzir essa fila em 30%. Estamos trabalhando seriamente para zerar o número de crianças fora das creches municipais, embora não seja uma tarefa fácil. O desejo de atendimento existe, estamos encontrando restrições, mas acreditamos que até o fim desse ano já conseguimos atingir a nossa meta", comenta.

Prioridades

Neste ano Prefeitura Municipal retomou a construção da Creche no Conjunto Habitacional Valter Pimentel que possibilitará a abertura de em torno de 150 vagas, além disso, também já se encontra em fase de licitação a reforma e ampliação da Creche Almerinda Ramos, que possibilitará atender mais 100 crianças.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, a previsão é de que todas as obras sejam concluídas até o mês de dezembro. A expectativa da Prefeitura é implantar já para 2018 novos projetos, que possibilitem a melhora nas áreas pedagógica, administrativa e no atendimento à criança.

"Para que todas as melhorias sejam implantadas, primeiramente necessitamos reorganizar a lista de espera existente, para que seja possível verificar, com exatidão, os dados nos cadastro já existentes e o real número de crianças na fila, evitando-se prejuízo à criança que espera a sua vaga", afirma.

Mauro ressaltou ainda que não haverá prejuízos na ordem de preenchimento de vagas na lista já existente, porém, a Prefeitura priorizará o efetivo interesse dos pais que comparecerem na Secretaria.

"A secretaria tem como meta organizar a lista de espera para que todas as crianças tenham a vaga garantida e que o trabalho seja prestado com qualidade, já que na creche se inicia o período de aprendizado da criança. Nosso objetivo maior é melhorar ainda mais a educação em Tupã e o atendimento à população, especialmente às nossas crianças", finalizou.


Assessoria de Imprensa
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Portaltupacity
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 18/10/2017 05:10
+ VEJA TAMBÉM