11 de Dezembro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Prefeitura já realizou quase 36.700 atendimentos odontológicos este ano

Serviço odontológico municipal oferece desde curativos básicos a atendimentos específicos

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém diversos serviços odontológicos gratuitos à população, que vão de curativos básicos a tratamentos mais específicos.

De janeiro a julho, segundo a dentista responsável pela Divisão Odontológica Municipal, Isabel Forte, a equipe odontológica realizou 36.683 atendimentos. Também foram realizadas duas campanhas preventivas e de diagnóstico: Dia da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal.

O serviço odontológico municipal oferece também procedimentos de endodontia, periodontia, cirurgia, odontopediatria, próteses totais e removíveis e atendimento a pacientes com necessidades especiais.

As unidades básicas de saúde, escolas creches e entidades assistenciais também possuem serviços odontologia. Além disso, existe ainda um consultório em cada distrito, em Varpa, Parnaso e Universo.

"Os serviços odontológicos oferecidos são educativos e preventivos. Nosso atendimento vai desde gestantes até a terceira idade", afirma Isabel. Ainda segundo ela, as crianças são o maior objetivo das ações preventivas, pois a saúde bucal deve ser um hábito presente desde a infância.

Atendimento

Qualquer munícipe pode e deve procurar as unidades de saúde, de preferência próximas à sua residência, para um controle preventivo da saúde bucal, atendimentos de urgência, orientações e esclarecimentos de dúvidas. "O importante é ter o cartão da sua Unidade de Saúde, contendo sua matrícula municipal, o cartão SUS e um documento pessoal", explica Isabel.

De acordo com ela, os tratamentos são agendados ou realizados no dia, dependendo da urgência. Já tratamentos especializados são agendados mediante uma guia de encaminhamento ao CEO (Centro de Especialidades), após avaliação dos dentistas da atenção básica.

"Oriento as pessoas a procurarem periodicamente os consultórios odontológicos próximos à sua residência e que levem seus filhos menores, para que adquiram o hábito de serem vigilantes e se preocupem com seus hábitos de vida, alimentação e higiene, que são fundamentais para a manutenção da saúde bucal" finaliza Isabel.


Assessoria Imprensa
+ VEJA TAMBÉM