16 de Dezembro de 2017
18º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Sinais de que devo usar aparelho

Uma das perguntas mais frequentes é se o paciente precisa ou não usar aparelho ortodôntico. A Dra Patricia Sartori, especialista em Ortodontia, esclarece algumas dúvidas sobre a necessidade do uso do aparelho.

- Dentes Apinhados

Um dos sinais mais evidentes de que você precisa usar aparelho é quando possui dentes desalinhados (tortos ou encavalados). Isso acontece quando o tamanho dos dentes é maior que o tamanho dos maxilares, deixando pouco espaço e acarretando na sobreposição de um dente no outro. Além do problema estético, dificulta a higienização e facilita o aparecimento de cárie e gengivite.




- Espaços entre os dentes

Ocorre quando a quantidade de dentes é menor que a arcada, deixando espaço entre eles. Pode acontecer por conta da extração de dentes ou dentes que não nasceram, ou dentes com massa dentaria menor que a óssea. São mais comuns na parte superior. As causas podem ser variadas, desde genética, hábitos (como de chupar o dedo), má formação óssea e/ou esquelética, entre outras. Estes espaços deixam o tecido da gengiva entre os dentes expostos, o que aumenta o risco que seja afetado pela placa bacteriana, inflamação e infecção.




- Problemas na mordida

A mordida funciona como uma engrenagem, portanto quando os dentes superiores e inferiores se encontram e interagem de forma inadequada pode causar um desgaste irregular dos dentes, problemas na ATM (Articulação TemporoMandibular) e até dores de cabeça crônicas. Além disso, o bom desenvolvimento da fala pode ser impedido quando a mordida não está funcionando corretamente.



- Mordida profunda

Também conhecida como sobremordida, presente quando os dentes anteriores superiores, na hora da mordida, cobrem todos ou quase todos os dentes anteriores inferiores. Se não for tratado, pode causar desgastes nos dentes e dores musculares.



- Mordida aberta

Os dentes anteriores inferiores ficam afastados dos superiores, com espaço entre eles. Genetica, chupeta, sucção dos dedos e interposição da língua podem ser causas deste problema.

- Mordida cruzada anterior

Neste caso, os dentes anteriores superiores ficam atrás dos anteriores inferiores. Dificulta a mastigação e a fala.

- Mordida cruzada posterior

Aqui, os dentes posteriores superiores ficam para dentro em relação aos posteriores inferiores. Além da estética, prejudica a respiração, fala e mastigação.




- Mordida topo a topo
Os dentes batem no topo um do outro. Causa problemas na mastigação e pode gerar perdas ósseas e algumas disfunções na articulação têmporo-mandibular.



- Dores na mandíbula

Dores na mandíbula e dores de cabeça são, muitas vezes, o resultado de uma má oclusão dentária. Quando o mecanismo de articulação que liga o maxilar superior e inferior não está funcionando corretamente, você pode sentir dores na articulação da mandíbula (ATM) e também nos músculos que controlam os movimentos da mastigação.

- Dificuldade em mastigar, em falar, e roncos

Casos graves de má oclusão dentária podem afetar diretamente a forma de mastigar, falar e engolir. Dificuldades na fala ou na pronúncia de certas palavras podem indicar a necessidade de um aparelho ortodôntico. Com a correção da mordida e alinhamento dos dentes (correção esquelética e dentaria), resultamos em uma mastigação equilibrada, como também a melhora na respiração, reduzindo consideravelmente os roncos nas madrugadas.

Dra Patricia adverte sobre a condição básica para o uso do aparelho ortodôntico: a saúde dentária e periodontal devem estar adequadas, ou seja, sem doença cárie, inflamação gengival, perda óssea.

Usar aparelho dentário requer cuidados. Somente um dentista com especialização em Ortodontia poderá indicar o tipo de aparelho que você precisa e se realmente existe a necessidade do uso do aparelho dentário.

A Sartori Odontologia oferece diferentes opções de aparelhos dentários. Faça uma avaliação e descubra o tipo de aparelho que você precisa.

Patricia Sartori
É cirurgiã dentista formada na Faculdade de Odontologia de Bauru - USP. Atende na Clínica que fica na Rua: Avenida 9 de Julho, 1129 – Assis/SP. Tel:. (18) 3324 6090 // Vivo: 99701 8491
+ VEJA TAMBÉM