17 de Novembro de 2019
18º/33º
ENTRETENIMENTO » BLOG

Beber água não emagrece, mas ajuda na dieta; entenda o porquê

Durante o jejum, a água é muito bem-vinda para evitar uma falsa sensação de fome

A relação entre a ingestão de maiores quantidades de água por dia e a perda de peso é um tema bastante discutido e ainda controverso. Especialistas garantem que a água, por si só, não emagrece ninguém, mas é fundamental para quem faz dieta e também para quem não faz.

"O que faz emagrecer é comer menos e gastar mais energia", garante a professora do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cássia Thais Zaia. Segundo ela, biomédica que estuda o controle neural da ingestão alimentar, a água dá condições para um emagrecimento saudável, mas não promove a perda de peso.

"A água é importante para todas as reações bioquímicas do nosso organismo, incluindo o emagrecimento, porque nosso metabolismo depende do oxigênio e do hidrogênio presentes na água. Todo esse processo promove um gasto de energia, mas não é suficiente para emagrecer", explica.

Com isso, a professora desmistifica a informação de que tomar água gelada emagrece porque exige um esforço do organismo para aquecê-la. Em relação a uma outra ideia bastante difundida, a de que beber água antes das refeições ajuda a emagrecer, ela acredita ser mais eficiente para quem quer perder alguns quilos. "A água vai ajudar a preencher o estômago e o cérebro vai entender que é hora de parar de comer, vai trazer a sensação de saciedade sem comer muito."

Beber um copo de água antes das refeições é uma das dicas que a nutricionista Valéria Mortara dá aos pacientes que querem perder peso. "É que a sensação de sede pode ser confundida com a sensação de fome. No nosso cérebro, o centro da fome está muito próximo ao centro da sede", explica. Assim, e também durante o jejum, a água é muito bem-vinda para evitar uma falsa sensação de fome.

A nutricionista também afirma que a água facilita o emagrecimento, mas não pode ser responsável pela perda de peso. "A boa ingestão de água torna mais fácil emagrecer, porque quando nosso organismo está hidratado tudo acontece mais fácil. Além disso, a água é veículo de eliminação das toxinas, é o verdadeiro detox."

Água alcalina

Uma das mais recentes "fórmulas mágicas" para emagrecer, a água ionizada, ou alcalina, tornou-se uma grande polêmica. Difundida pelo médico alemão Andreas Moritz, no livro 'Limpeza do fígado e da vesícula', essa água seria capaz de eliminar a acidez do sangue, promovendo o emagrecimento e vários outros benefícios ao organismo.

Assim como muitos especialistas, inclusive da comunidade internacional, Valéria não vê fundamento nessa argumentação. "Nosso organismo tem mecanismos assustadoramente sofisticados para manter o equilíbrio da acidez, eliminar toxinas. Eu acredito em água, da torneira, mineral, com gás.", justifica.

Bonde
Bem-Estar
+ VEJA TAMBÉM