18 de Outubro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL
10/10/2017

Nova empresa assume serviço de transporte coletivo urbano em Tupã

Contrato emergencial, assinado pelo prefeito Ricardo Raymundo, prevê vários benefícios aos usuários

Após rescisão contratual com a empresa responsável pelo transporte público do município na semana passada, o prefeito Ricardo Raymundo anunciou na manhã desta segunda-feira (9), em entrevista coletiva à imprensa, a contratação de uma nova operadora de transporte coletivo urbano.

Com a suspensão do contrato, a prefeitura assumiu o serviço temporariamente para que a população não ficasse desamparada. Além de oferecer transporte gratuitamente à população nos últimos dias, o departamento de compras da prefeitura não mediu esforços para, em tempo recorde, viabilizar a contratação emergencial de uma nova operadora, a TRANS VLP, que ficará responsável pelo transporte na cidade por 180 dias.

A empresa irá atuar durante 180 dias nas linhas do município e distritos, com cinco veículos operando e um reserva. O valor da tarifa será de R$ 2,20. Entretanto, vale ressaltar que para estudantes matriculados no ensino fundamental, médio e universitário, e também para servidores públicos municipais, a empresa ofereceu 15 mil passes gratuitos, além de transporte gratuito para idosos com mais de 65 anos

De acordo com o representante da TRANS VLP, Ronaldo Fernandes Melittio, a empresa soube do problema de transporte, que era constante em Tupã, e procurou o executivo, com objetivo de ajudar a resolver a situação.

"Pedimos um pouco de paciência para população nestes primeiros dias, pois vamos ajustar os horários de acordo com a demanda dos passageiros. Trouxemos um programador da empresa e também toda a equipe, que está empenhada para conseguir colocar em ordem os horários o mais rápido possível", explicou.


O presidente da Associação Sociocultural e Turística dos moradores de Varpa, Ricardo Ekstein, junto aos demais representantes da organização, agradeceu e elogiou a postura do prefeito, que segundo ele, em conjunto com a equipe de secretários e vereadores tomou a postura correta ao rescindir contrato com a antiga prestadora de serviços.

"Nós acompanhamos de perto toda a negociação, as notificações que a empresa recebia da prefeitura, para que corrigisse sua postura em relação ao transporte dos passageiros, principalmente em relação aos moradores de Varpa, o que culminou com o rompimento do contrato. Obviamente, nós como movimento comunitário, não podemos nos calar nunca e participaremos sempre junto à prefeitura na fiscalização da nova empresa", assinalou.

O secretário municipal de Economia e Finanças, Cláudio Zopolato, disse que o contrato de emergência exige da empresa novos itens para que o transporte seja feito.

"A partir desta terça-feira a empresa estará operando em Tupã e mantemos o subsídio de até R$ 50 mil. Em troca disso, ela irá fornecer vales-transportes, acesso para deficientes e ainda sistema de GPS com monitoramento, para sabermos onde cada ônibus estará transitando", explicou "Tentamos ao máximo trazer o melhor à população, agradecemos a todos que nos auxiliaram neste momento e damos as boas vindas à nova empresa", completou Cláudio.

Renan Pontelli, secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, contou que durante os poucos dias em que a prefeitura ficou responsável pelo transporte, não mediu esforços em oferecer boas condições à população.

"Quero agradecer a população pela paciência e colaboração. A prefeitura aceitou fazer de forma emergencial durante esses dias, estávamos de prontidão para resolver os problemas. Com certeza estamos aqui para melhorar as condições de transporte, e os munícipes podem confiar que faremos o melhor", afirmou o secretário.

Também participaram da coletiva, além dos secretários municipais, Afonso Ponce (Agricultura e Meio Ambiente) Mauro Guerra Eduardo (Educação), Marco Pinheiro (Esportes), Renato Gonzalez (Cultura) e Marcus Zanelato (Desenvolvimento Econômico), os vereadores Alexandre Scombatti, Cabo Castilho, Capitão Neves, Eduardo Edamitsu, Meireles, Pastor Eliezer e Telma Tulim.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Eduardo Edamistu disse que desde janeiro o legislativo atuava para resolver o problema.

"A empresa, foi escolhida entre outras para assumir o serviço. Vale ressaltar que os ônibus contam com acessibilidade para os deficientes físicos, algo que é de extrema importância. Pedimos à população que procure os vereadores caso ocorram eventuais problemas e dêem sugestões para possíveis melhorias. Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário", afirmou.

O vice-prefeito Caio Aoqui, destaca que o prefeito Ricardo Raymundo tomou uma firme e acertada decisão ao romper o contrato. "Tivemos muitas conversas e oportunidades para que a empresa revisse a maneira com que conduzia o transporte em nossa cidade, mas infelizmente acabamos tendo que tomar essa medida. Desejamos que a nova empresa possa realmente cumprir com o combinado e dar a dignidade que o tupãense merece".

Já o prefeito Ricardo Raymundo, disse que o setor jurídico, na pessoa do secretário da pasta, Renato Teixeira, que junto aos demais procuradores trabalhou durante cerca de seis meses na rescisão do contrato.

"Fomos informados sobre o que teríamos que arcar caso rompêssemos o contrato, pois havia mais oito anos pela frente e nós sabíamos que não tinha como continuar da forma que estava. Ficou comprovado que a empresa que não cumpria o combinado em contrato, por isso, não teremos que arcar com multas", observou.

"Quero agradecer o empenho de todos os secretários, vereadores, a associação de bairros, que sempre buscaram soluções, escutou a população e identificar as falhas que precisavam ser melhoradas. Só assim teremos uma cidade mais justa e tomaremos as medidas corretas", finalizou o prefeito.

Novas rotas de transporte coletivo

De acordo com informações do departamento de trânsito da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, foi definido que as linhas, tanto azul quanto amarela, irão começar a operar a partir das 6 da manhã nos seguintes trajetos:

LINHA AMARELA
RODOVIARIA VELHA
PARQUE INDUSTRIAL (VIA RODOVIARIA NOVA)
RODOVIARIA NOVA
RUA ANTONIO BUFULLIM
RUA GARÇA
RUA BAURU
RUA ANTONIO DE BARROS
AV. INGLATERRA
RUA LÁZARO MOSQUINE
RUA BENEDITO COSTA
RUA MARCUS
RUA MANDAGUARIS
AV. TAPUIAS
RUA CHERENTES
AV. ARTHUR FERNANDES
RUA ALFREDO MODELI
RUA YUKIO ANDAKU
RUA EURIPIDES SOARES DA ROCHA
RUA JOÃO RANGEL
AV. ANIBAL DAVOLI
RUA CLOVIS DEOLIVEIRA
RUA EUCLIDES DA CUNHA
RUA MACHADO DE ASSIS
RUA MARILIA
RUA AIMORÉS
AV. LELIO PIZA
RUA TUPINAMBÁS
AV. TABAJARAS
RUA CARIJÓS
RODOVIÁRIA VELHA
RUA IPORANS
RUA TUPIS
AV. TAMOIOS
RUA ESTADOS UNIDOS
AV. DRACENA
RUA LUCÉLIA
RUA FLORIANO SALES
RUA BAURU

LINHA AZUL – COHAB II – DER (VIA RODOVIARIA VELHA)

IDA:
AV. MANOEL FONCECA
ESTRADA VINCINAL PIONEIRA ANTONIO LOVATO
RUA ORLANDO CARILHO
RUA GENEROSO KUGUIMOTO
RUA CAMPINAS
RUA DOMINGOS DA COSTA LOPES
AV. IDELNOLPHI SEMEGUINI
RUA MIRIAM ROSELY PIMENTEL
RUA ERNESTO COQUEMALA
RUA FRANCISCO SIMÃO
RUA CLEMENTINO CAMPOS ROCHA
RUA VISTA ALEGRE
AV. DOM PEDRO
RUA CAETANO VIOLANTE
AV. LUIZ GONZAGA JUNQUEIRA DE ANDRADE
RUA ISAIS ELIAS BUENO FILHO
RUA JULIO DUALIBI
AV. TAMOIS
RUA CARIJOS
RODOVIARIA VELHA
RUA IPORANS
RUA TUPIS
RUA CHAVANTES
RUA AIMORES
RUA TIBOR KRAUZ
RUA JOSE BONIFÁCIO
RUA ROSA MAGICONVENTO
RUA BELMIRO DOM OLIVEIRA FELIPE
RUA CAIGANGS
RUA BRASIL
RUA NHAMBIQUARAS
RUA SÃO FRANCISCO
RUA SÃO PEDRO
RUA SÃO JUDAS TADEU
DER

VOLTA:
DER
RUA SÃO JUDAS TADEU
RUA SÃO PEDRO
RUA SÃO FRANCISCO
RUA NHAMBIQUARAS
RUA BRASIL
RUA CAIGANGS
RUA BELMIRO DOM OLIVEIRA FELIPE
RUA ROSA MAGICONVENTO
RUA JOSE BONIFÁCIO
RUA TIBOR KRAUZ
RUA AIMORES
RUA CHAVANTES
RUA TUPIS
RUA IPORANS
RODOVIARIA VELHA
RUA CARIJOS
AV. TAMOIOS
RUA JULIO DUALIBI
RUA ISAIS ELIAS BUENO FILHO
AVENID LUIZ GONZAGA JUNQUEIRA DE ANDRADE
RUA CAETANO VIOLANTE
AV. DOM PEDRO
RUA VISTA ALEGRE
RUA CLEMENTINO CAMPOS ROCHA
RUA FRANCISCO SIMÃO
RUA ERNESTO COQUEMALA
RUA MIRIAM ROSELY PIMENTEL
AV. IDELNOLPHI SEMEGUINI
RUA DOMINGOS DA COSTA LOPES
RUA CAMPINAS
RUA GENEROSO KUGUIMOTO
RUA ORLANDO CARILHO
ESTRADA VINCINAL PIONEIRA ANTONIO LOVATO
AV. MANOEL FONCECA


Assessoria de Imprensa
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Portaltupacity
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 18/10/2017 05:10
+ VEJA TAMBÉM