18 de Outubro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL
11/10/2017

Grande público e comoção marcam abertura de exposição de fotos

Imagens ficarão expostas até o dia 31 de outubro, na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Tupã, através da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (9), a abertura de exposição de fotos profissionais, realizada com mulheres que enfrentaram ou enfrentam a doença do câncer. Esse ano o movimento abordará o tema "Apaixone-se – Campanha em favor da vida".

O evento, que foi realizado no Salão de Belas Artes, contou com a presença do prefeito Ricardo Raymundo, do vice Caio Aoqui, dos secretários Municipais, Renato Gonzalez, Laércio Garcia e Ana Claudia Lavagnini, além dos vereadores Eduardo Edamitsu e Capitão Neves, parceiros da campanha Outubro Rosa, modelos fotográficas e familiares.

De acordo com a enfermeira responsável pela atenção básica e também coordenadora da campanha, Simone Veronez Bauer, a exposição de fotos é uma forma de incentivar as mulheres a realizarem seu exame preventivo do câncer e enfatizar a importância de amar e se apaixonar pela própria saúde.

"O movimento Outubro Rosa é uma campanha de conscientização com objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Uma das nossas atividades neste ano é a exposição de fotos profissionais do material gráfico da campanha Outubro Rosa, que foi realizado com mulheres que enfrentam ou enfrentaram a batalha contra o câncer", contou.

Representando o Legislativo, o Capitão Neves ressaltou que o evento além de levantar a importância do empoderamento feminino, também incentiva as mulheres a realizarem o exame preventivo contra o câncer e a se apaixonarem por elas mesmas.

"A exposição de fotos busca atingir, principalmente, aquelas mulheres que tem dificuldade de realizarem o exame por medo. Através da exposição, a Secretaria de Saúde mostra um outro ponto de vista da doença que é o ‘apaixone-se’, que são mulheres que convivem ou conviveram com o câncer, mas que buscaram na doença uma maneira de se apaixonar por elas mesmas. Gostaria de parabenizar a Secretaria de Saúde, a organização do evento, às modelos que fizeram um trabalho lindo, a todos os parceiros da campanha e principalmente o Ricardo e o Caio, por acreditarem na importância dessa campanha e mobilizarem as secretarias para a realização desse lindo evento", completou.

O secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, também falou da importância da exposição e parabenizou as pacientes pela coragem de participar da campanha.

"Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pela organização da exposição que ficou maravilhosa e também agradecer a cooperação das nossas modelos pelas fotos incríveis. A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer seu próprio corpo, amar-se e ficar atenta às alterações suspeitas, já que o Câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras e ainda por falta de orientação, a cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama. Nossa intenção com todo esse movimento é mostrar que quanto mais cedo o diagnóstico, maior à probabilidade de cura", enfatizou.

O secretário de Turismo e também vice-prefeito, Caio Aoqui, elogiou a participação de mulheres tupãenses na exposição de fotos e também relembrou que a campanha também faz parte da comemoração de 88 anos de Tupã.

"Gostaria de parabenizar a toda a comissão organizadora dessa campanha, que está belíssima e atingindo muito mulheres positivamente. Esse trabalho além de conscientizar para a importância da prevenção, também ressalta o outro lado da doença. O câncer não é mais uma sentença de morte, ele tem tratamento e o objetivo desse movimento é mostrar que a melhor forma de enfrentar essa doença é com alegria, positividade, amor, força e muita fé", disse.


Na oportunidade, o vice-prefeito também convidou a população para prestigiar a exposição, que ficará amostra da Biblioteca Municipal até o dia 31 de outubro, das 7h30 às 17 horas.

"Gostaríamos de convidar a toda população para participar da exposição, que é um trabalho realizado por diversas secretarias, e também convidar as mulheres a acompanharem o cronograma de atividades da secretaria de saúde para realizarem seus exames preventivos", completou

O prefeito Ricardo Raymundo, além de falar sobre o impacto positivo da campanha Outubro Rosa, também parabenizou a organização da exposição e também elogiou as fotos expostas.

"Essa campanha não teria a força que tem sem essas mulheres fortes que foram as modelos da campanha. O câncer não escolhe idade, cor de pele, situação financeira, nada, ele apenas vem. O objetivo dessa campanha é fazer com que as mulheres entendam que a doença está mais perto do que imaginamos, mas mesmo assim o câncer tem cura e a melhor cura é o diagnóstico precoce. Gostaria de parabenizar a organização desse evento, as fotos ficaram ótimas e a iniciativa de fotografar as nossas guerreiras é mais linda ainda", disse.

Para finalizar, o prefeito agradeceu as parcerias com a iniciativa privada para a realização da campanha e parabenizou as modelos deste ano, ressaltando a força da mulher brasileira.

"Definitivamente a mulher não é o sexo frágil como há anos ouvimos por aí. Essas mulheres que participaram da campanha estão trazendo para o nosso município a força de cada uma e colorindo o nosso mês com a cor rosa, símbolo da luta feminina contra a doença do câncer. Gostaria de agradecer a todos os parceiros que fizeram parte do making off da campanha e parabenizar cada modelo pela força e pela história que elas carregam, que é uma história de luta e superação e acima de tudo, amor. Amor pela família, pela saúde, e principalmente, pela vida", finalizou.

A exposição é realizada pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sinkro foto, Rogéria Chedid, Renata Chedid, Leila Chedid, Lucilene Tutia, Márcia Maura, Neia Geromini, Thais Fonseca, Loja Santo Decoty, Darlene Ayalla, AB Semi Jóias, Bekas Design, Érica Blachi, Indústria de móveis Izabel, Lu Bolos e Doces, Pax Flores, Luggui e o salão Camarim dos Meninos.






























Assessoria de Imprensa
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Portaltupacity
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 18/10/2017 05:10
+ VEJA TAMBÉM