22 de Novembro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO
01/11/2017

Simulado online contribui na preparação para Saresp

A prova é aplicada nos 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Médio

Na próxima semana, nos dias 8 e 9 de novembro, mais de 1 milhão de alunos da rede estadual fazem o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). A prova é aplicada nos 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Médio. Para muitos estudantes esta é a primeira vez que participam e não estão familiarizado com a estrutura do exame. Por isso, a Secretaria colocou no ar um simulado para ajudá-los.

O "Conhecendo o Saresp" está disponível na Secretaria Escolar Digital (sed.educacao.sp.gov.br). Para acessar é preciso digitar o mesmo usuário e senha que já utilizam para entrar na plataforma. Os exercícios são de múltipla escolha e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, as mesmas exigidas na avaliação.

As questões são baseadas na ‘matriz de referência’ e foram agrupadas de acordo com cada etapa de ensino. A proposta é que os alunos conheçam, de forma prévia, o formato da prova (quantidade, tipo de perguntas e o tempo de resposta, por exemplo) e tirem dúvidas. Ao fim, é oferecido o número de acertos.

No dia da prova

Nos dias oficiais do Saresp, os alunos do 3º ano do E.F. têm até três horas para resolver 8 respostas construídas + 5 múltiplas escolhas de Língua Portuguesa e 13 respostas construídas + 5 múltiplas escolhas de Matemática. Para os demais anos/séries são 24 questões de cada área. Estudantes com deficiência visual terão acesso a versões em escrita braile e ampliada.


Redação Folha do Povo
+ VEJA TAMBÉM