22 de Novembro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL
06/11/2017

Previdência Social nega fechamento em Tupã

Os tupãenses registraram nos últimos meses o fechamento de unidades financiadas com recursos federais

Os aposentados da microrregião que retiram seus benefícios na agência da Previdência Social em Tupã, ficaram assustados na semana passada com informações não oficiais dando conta de que a unidade fecharia suas portas em Tupã, a partir do dia 2 de janeiro de 2018.

O funcionamento de diversos órgãos e projetos, mantidos com repasses do governo federal, foi atingido em Tupã, devido ao contingenciamento das despesas pela União.

Os tupãenses registraram nos últimos meses o fechamento de unidades financiadas com recursos federais, como a rede própria da Farmácia Popular do Brasil, o IPT (Instituto de Psiquiatria Tupã) e a Clínica de Repouso Dom Bosco, por exemplo. As entidades fecharam suas portas diante da falta de verbas.

A agência do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) foi transferida para uma sala cedida pela prefeitura, no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), porque o governo federal não tinha condições de manter as despesas de aluguel do antigo prédio, localizado na Rua Coroados, 101. Mas o atendimento ainda não foi totalmente retomado.

Desde o início do ano, o prefeito José Ricardo Raymundo (PV) destaca as dificuldades que a prefeitura encontra para manter as despesas com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
De acordo com a prefeitura, a UPA possui despesa mensal de cerca de R$ 600 mil, porém, o governo federal, responsável pelo projeto, repassa ao município a quantia de R$ 100 mil por mês. Novos boatos dão conta de que a unidade pode encerrar o atendimento a partir de janeiro.

Na semana passada, a população foi surpreendida com a notícia do possível fechamento da agência da Previdência Social, situada na Rua Aimorés, 2.110. O órgão federal atende beneficiários dos municípios de Herculândia, Queiroz, Quintana e Arco-Íris. A informação veiculada pelo governo federal sobre o "rombo" da Previdência Social aumentou ainda mais a suspeita do possível fechamento da agência em Tupã.

A assessoria de comunicação do INSS, porém, confirmou, em nota, que a agência continuará atendendo os clientes de Tupã e região. "É falsa a informação de que a agência da Previdência Social em Tupã vai encerrar as atividades", enfatizou.


Redação Diário de Tupã
+ VEJA TAMBÉM