16 de Dezembro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Campanha Fique Sabendo atende hoje moradores de Universo

Campanha é dedicada à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus da Aids.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) AIDS e Hepatites Virais, iniciou nesta segunda-feira (27), a 10ª edição da campanha "Fique Sabendo", que visa a intensificação de exames de HIV, Hepatite B e C e Sífilis.

Este ano, a campanha ganhou reforço com a aprovação do Projeto de Lei 13.504, "Dezembro Vermelho", movimento dedicado à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus da Aids.

De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã e também Coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaile Virginia Genovez Michelotti, a campanha, que segue até o próximo dia 5 de dezembro, visa estimular a população a realizar o teste de HIV, principalmente aqueles que têm vida sexual ativa, nunca realizou o exame na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela AIDS.

"Aproveitando a realização da campanha "Novembro Azul", e tendo em vista que a maioria dos casos diagnosticados no município é do sexo masculino, o Ambulatório de Moléstias Infecciosas através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar testagens rápidas de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em diversos pontos da cidade através do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), visando facilitar o acesso de pessoas que pretendem realizar os testes e participar da Campanha", contou.

De acordo com o cronograma, nesta quarta-feira (29), o CTA Móvel estará no distrito de Universo, das 13h às 16 horas, realizando coleta para exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Anaile conta ainda que na ocasião as profissionais realizarão a coleta de sangue, que passará por testagem rápida no Ambulatório de Moléstias Infecciosas, e o preenchimento da ficha de atendimento. "Os pacientes poderão retirar os resultados posteriormente no próprio Ambulatório, onde também poderão tirar dúvidas e saber mais sobre as doenças e o tratamento", disse.

Segundo a enfermeira, a campanha também contará com distribuição de insumos de prevenção, orientação sobre métodos de prevenção e encaminhamento, quando necessário, para os serviços de referência. "As Infecções Sexualmente Transmissíveis podem se manifestar de forma assintomática, algumas dessas doenças não apresentam sinais e sintomas específicos na fase inicial. Sendo a realização dos testes rápidos uma maneira efetiva de diagnóstico. Por isso, pessoas sexualmente ativas devem estar sempre atentas aos métodos de prevenção e ter como rotina realizar os testes rápidos regularmente", orientou.

Mais informações podem ser obtidas no Ambulatório de Moléstias Infecciosas localizado na rua Cherentes nº 951, ou através do telefone (14) 3491-5640.


Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM