16 de Dezembro de 2017
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Univesp de Tupã oferecerá 200 vagas e quatro cursos superiores

As inscrições para o vestibular já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 5 de janeiro

Foi realizada na noite de ontem (28), na Câmara Municipal, a cerimônia de lançamento da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito Ricardo Raymundo, o vice-prefeito Caio Aoqui, o presidente do PSB de Tupã, Thiago Santos, vereadores, secretários municipais, autoridades, imprensa local e a população em geral.

A conquista da nova universidade pública se deve graças ao trabalho do grupo PSB, através do presidente do partido Thiago Santos, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, por meio de indicações dos vereadores Renan Pontelli e Osmídio Castilho e, subscrita pelos vereadores, Pastor Eliézer de Carvalho, Tiago Matias e a Secretária Municipal de Assistência Social, na época vereadora, Telma Tulim.

Durante a solenidade, o presidente do PSB, Thiago Santos, falou da importância da conquista do polo para o município e também destacou outras grandes conquistas de Tupã para a Educação. "Tupã é uma cidade muito especial que foi beneficiada com conquistas importantes no setor da educação, como o Centro Paula Souza, a Unesp, o Instituto Federal e agora, na gestão do prefeito Ricardo Raymundo, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que num futuro bem breve será a universidade com maior número de alunos matriculados. A Univesp é uma conquista do povo de Tupã, dos vereadores eleitos e principalmente do prefeito, que acreditou que seria possível o município participar de um cenário tão importante da educação estadual", disse.

Na oportunidade, ele ainda relembrou as dificuldades enfrentadas pelos parceiros para conseguir trazer o polo para o município e afirmou que já no ano de 2018, Tupã contará com outros novos cursos para o município. "Nossa proposta já para o ano que vem é trazer além dos cinco cursos já oferecidos, outros novos cursos nas áreas de engenharia, que é um setor que cresce cada vez mais. Tupã tem tudo, falta somente à população e a força empresarial acreditar no potencial do município, e nós do PSB acreditamos", frisou.

Representando os vereadores, o vereador Cabo e Pastor Castilho, também destacou a importância do novo polo de Tupã e parabenizou todos os envolvidos pela conquista. "Esse polo vem em um momento muito bom, pois estamos passando por um grande marco na história do nosso país que é a valorização da educação. Tupã não vai ficar para trás, pelo contrário, Tupã vai cada vez se desenvolver mais. Parabéns ao nosso líder, Thiago Santos, pelo empenho com a nossa cidade. Parabéns também ao Ricardo e o Caio, junto com os secretários municipais, pelo trabalho de excelência", parabenizou.

O secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, também parabenizou os envolvidos pela conquista e afirmou que hoje, com a vinda da Univesp, Tupã é referência na educação regional. "É uma grande satisfação receber essa conquista para Tupã que é o polo da universidade pública estadual da Univesp, que é fruto de um trabalho árduo do diretório do PSB, cujo presidente, Thiago Santos, se empenhou muito por essa conquista. Tupã agora conta com mais uma grande instituição de educação, beneficiando assim cada vez a população que não possui condições de realizar um curso superior. Gostaria de parabenizar além do grupo PSB, o prefeito Ricardo Raymundo, que tem uma visão forte da educação e que independente de siglas partidárias, está sempre buscando a união e o melhor para a população. Com a vinda da Univesp, Tupã hoje é referência em educação para toda a região", afirmou.

Segundo o vice-prefeito, Caio Aoqui, toda a administração está satisfeita em saber que a parceria do município com o estado contribuirá para a formação superior de inúmeras pessoas e anunciou que a prefeitura não irá parar de buscar novas conquista para Tupã na área da educação.

"Estamos muito felizes por essa conquista, que oferece oportunidades de estudos de qualidade aos tupãenses e também toda a população. Estamos transformando a nossa cidade em um grande referencial da educação, tudo graças a política correta, onde vários grupos, independente de partido, se juntam para buscar melhorias à população. Gostaria de agradecer o apoio do secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de São Paulo, Márcio França, o deputado Caio França, e também o presidente do PSB Thiago Santos, por trazerem o polo da Univesp para Tupã. Agradeço também a todos os envolvidos por essa conquista. Juntos vamos fazer de Tupã uma cidade cada vez melhor", destacou.

Encerrando a solenidade, o prefeito Ricardo Raymundo também falou sobre a importância da conquista do polo da Univesp para o município e ressaltou ainda seu comprometimento com a educação e as prioridades para fazer de Tupã uma cidade mais desenvolvida e referência para outros municípios.

"Às vezes na política você trabalha e as coisas demoram tempo para serem conquistadas, nossa administração correu atrás da oportunidade, insistiu e persistiu, e hoje, essa conquista é a prova do nosso trabalho. Fico muito agradecido em saber que disponibilizaremos em Tupã, já para o ano de 2018, 200 novas oportunidades para cidadãos de bem mudarem a sua vida através da educação. Nós só vamos mudar nossa cidade e o nosso país por meio da educação", explanou.

Na oportunidade, o prefeito também agradeceu os envolvidos pela conquista do polo da UNIVESP e disse que Tupã está pronta para iniciar uma nova história, junto com a educação e o desenvolvimento da cidade. "A Univesp é mais uma grande conquista que nossa administração conseguiu para Tupã ao longo desse primeiro ano de gestão. Quero agradecer ao deputado estadual Caio França por todo o trabalho desenvolvido, ao Thiago Santos pelo empenho, o Márcio França pelo carinho com a nossa cidade e o secretário de Educação Mauro Guerra pelo excelente trabalho à frente da pasta de Educação. Também quero agradecer e parabenizar os vereadores que não mediram esforços para trazer para a nossa cidade uma das mais renomadas universidades à distância e agradecer também a confiança do povo tupãense", concluiu o prefeito.

Com a chegada da Univesp, Tupã entra para o seleto grupo de cidades que conta com duas universidades públicas em seu território. Além da instituição voltada ao ensino à distância, o município dispõe do campus da Unesp, instalada em Tupã desde 2003.

Tupã agora é uma das poucas cidades paulistas beneficiadas com polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, vinculada ao governo estadual. Com isso, a partir do ano que vem, a cidade contará com 200 vagas em cursos universitários públicos à distância.

Cursos

De acordo com a direção da UNIVESP, a instituição oferecerá a partir de janeiro de 2018 os cursos de Engenharia de Computação, Pedagogia e Licenciatura em Matemática, além do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, oferecido em parceria com a FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo).

As inscrições para o vestibular da UNIVESP já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 5 de janeiro, às 16 horas, exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br/uvsp1703. A taxa de inscrição é de R$ 47,88. Os locais das provas serão divulgados no site a partir do dia 2 de janeiro. A aplicação da prova objetiva e redação do processo seletivo será divulgado no dia 21 de janeiro.

O resultado e a lista de convocados para a matrícula da primeira chamada serão divulgados no dia 14 de fevereiro, após as 14 horas, no site. As matrículas para os candidatos convocados em primeira chamada serão nos dias 15, 16 e 19 de fevereiro. O início do período letivo será no dia 26 de fevereiro. Para mais informações, o candidato deve ler o edital no site da Vunesp.



Thiago Santos, Cabo e Pastor Castilho, Mauro Guerra, Caio Aoqui, Prefeito Ricardo


Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM