19 de Junho de 2018
18º/33º
ENTRETENIMENTO » COMPORTAMENTO

Chocolate deve ser extinto nos próximos 40 anos

Pesquisadores estimam que, antes de 2050, o cacau deve desaparecer. Aquecimento global é o grande vilão

Não é mentira: o chocolate está em extinção. Mais especificamente, o número de plantas de cacau está cada vez menor. O grande vilão é o aquecimento global, que dificulta o crescimento de sementes sensíveis ao clima.

Pesquisadores estimam que, antes de 2050, o cacau deve desaparecer, segundo o Business Insider. As sementes só conseguem crescer em clima específico e constante. Mais da metade do chocolate do mundo, atualmente, vem de apenas dois países africanos, Gana e Costa do Marfim.

Para reverter a situação, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia está em busca da "cura" para salvar o chocolate. Eles trabalham em parceria com a Mars, conglomerado dono de marcas como M&M, Twix e Snickers.

A grande esperança é uma tecnologia de mudança genética chamada "Crispr". A inovação vai tentar gerar uma espécie de cacau resistente a variações climáticas e doenças. Se der certo, a técnica pode ser usada em outras plantas.

O "Crispr" já foi reconhecido como uma das maiores descobertas do século. O mecanismo permite fazer cortes precisos dentro do gene e é promessa para curar algumas doenças, como a fibrose cística – tida, hoje, como apenas tratável.

Metrópoles
+ VEJA TAMBÉM