15 de Dezembro de 2018
18º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Ideias para tirar o corredor do tédio

Os corredores são áreas de transição entre vários cômodos e são muito frequentados.

Ao construir ou adquirir um imóvel pronto, os usuários pensam na decoração do hall de entrada, da sala, dos quartos, e acabam por deixar o – muitas vezes inevitável – corredor (também chamado de hall íntimo) de lado. Isso é um erro, pois os corredores são áreas de transição entre vários cômodos e são muito frequentados. Para a decoração, o fato de ser um ambiente de rápida passagem é uma vantagem: você pode arriscar e ousar em alguns itens pois dificilmente ele se tornará cansativo.

Lembrando que, por se tratar geralmente de um cômodo estreito, é necessário deixar passagem livre, sem utilizar grandes móveis e objetos largos quando não houver espaço. Afinal ninguém quer esbarrar em uma poltrona toda vez que sair do quarto, não é mesmo?

Algumas dicas para tornar esse ambiente muito mais interessante são:

Aposte em cores! As paredes são a base do cômodo. Aproveite para aplicar aquela tinta escura ou colorida que ama, mas não teria coragem de colocar em outro local. Os tecidos ou papéis de parede estampados também podem garantir o impacto visual que não atrapalhará o restante da decoração da casa.

Se for construir ou se na reforma houver espaço, planeje este ambiente para embutir nichos, prateleiras e armários que serão úteis para guardar itens domésticos e expor aqueles objetos de decoração especiais. Dependendo do espaço e da necessidade, ele também pode ser complementado com uma bancada de estudo e escritório.

Como a localização deste cômodo geralmente é em uma área mais restrita da casa, aproveite para fazer do corredor uma galeria de quadros, retratos, espelhos e lembranças pessoais da família.

Neste ambiente está livre a criação para diferentes paginações de piso, para revestir as paredes com materiais diferentes e também para jogar o destaque para o teto através de texturas, cores e estampas.

Por último e não menos importante: não deixe de ter um cuidado especial com a iluminação. Mesmo que as paredes, piso e teto estejam "em branco", a iluminação quando bem pensada, por si só dá um efeito incrível no ambiente, além de deixá-lo visualmente mais confortável na transição dos usuários por ele a noite, por exemplo, quando todos os outros cômodos estarão mais escuros. Para diferentes efeitos, spots podem dar destaque a objetos, sancas de gesso com iluminação embutida garantem a luz indireta e luminárias e abajures com design interessantes trarão pontos de destaque no ambiente.

Quer transformar seu corredor ou qualquer outro ambiente da sua casa? Posso te ajudar! Contato através do e-mail ariadne_bukvar@hotmail.com.



Ariadne Bukvar
Ariadne Bukvar é formada em Arquitetura e Urbanismo e atua em projetos arquitetônicos e em arquitetura de interiores. Sempre atenta às tendências da área, busca aplicar novos usos para os materiais, sem deixar de lado a funcionalidade e conforto em cada projeto. Apesar de não se prender a um único viés e transitar por diferentes estilos, é apreciadora do contemporâneo com pinceladas rústicas, sendo que a principal característica de seu trabalho, com ênfase na iluminação, a preocupação com a ocupação do ambiente, pois acredita que a necessidade de cada cliente determina a concepção do projeto.
+ VEJA TAMBÉM