15 de Dezembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Cidade sofre com falta de arborização

Poucos locais contam com ruas arborizadas em Tupã.

Em pleno Verão, quando a sensação térmica pode chegar aos 40ºC, é necessário se implantar na cidade novos projetos ambientais, por meio da arborização urbana. Poucos locais contam com ruas arborizadas, como é o caso da Domingos da Costa Lopes, onde os galhos formam "túneis" de folhas e amenizam a temperatura.

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Pereira, disse que a pasta irá executar esses projetos, ainda neste ano.

Na última terça-feira, dia 9, a pasta iniciou o plantio de 2 mil mudas na APP (Área de Preservação Permanente), na baixada da Avenida Tamoios, para recuperar o local.

Mas não basta apenas plantar as mudas de árvores se não houver trabalho de conscientização ambiental. Pereira explicou que este será um outro projeto que poderá ser realizado. "Temos o projeto de educação ambiental, a ser realizado nas escolas, para tratar sobre a importância da fotossíntesse e da presença de árvores para contenção de ventos", salientou.

Vale lembrar que a secretaria realiza os serviços de poda apenas em prédios e espaços municipais. Mas caso alguém precise desse serviço, e não tenha condições de pagar, deve encaminhar a solicitação dos trabalhos para a Secretaria Municipal de Assistência Social, após comprovação de baixa renda.

Pereira explicou que os serviços de poda e extração só podem ser efetuados com autorização da secretaria. "Se a pessoa fizer a poda ou extração, sem autorização, será notificada e responsabilizada por crime ambiental", acentuou.

Segundo o secretário, o município apresenta problemas com a presença de galhos em contato com a fiação da rede elétrica, que causam riscos aos moradores. "Não podamos árvores que estejam próximas aos fios. Esse serviço é realizado apenas pela Energisa", explicou.

Na tarde de ontem, funcionários da Energisa podaram galhos de árvores na Rua Arthur Fernandes, em frente ao CIM.

Pereira disse que neste ano a prefeitura irá intensificar o trabalho de trituração de galhos de árvores para reaproveitar esses materiais.


Redação Diário de Tupã
+ VEJA TAMBÉM