26 de Maio de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Tupã volta a ter o maior carnaval da região

Evento deverá atrair milhares de pessoas em quatro noites e duas matinês.

A Prefeitura deve concluir na manhã de hoje os últimos preparativos para o Tupã Folia 2018 – Diversão em Família, que tem início esta noite e prossegue até a próxima terça-feira, dia 13. Apesar de não ter sido realizado no ano passado, devido às dificuldades financeiras do município, o Tupã Folia tem tudo para ser novamente o maior evento carnavalesco de toda região. Sua estrutura é capaz de receber mais de 10 mil por noite, com total segurança e conforto.

A equipe do Posto de Bombeiros realizou a vistoria do circuito carnavalesco ontem à tarde, acompanhada do prefeito Ricardo Raymundo, do vice Caio Aoqui e membros da comissão organizadora, quando foram verificadas as condições de segurança do circuito carnavalesco.

Durante fiscalização do espaço, os bombeiros constataram que todas as exigências de segurança foram cumpridas e aprovou a realização do evento. Além do AVCB, o Tupã Folia também já conta com todos os alvarás expedidos pela justiça.

O evento também terá segurança garantida com 110 seguranças por noite, além de vigias e do policiamento Militar e Civil. O Tupã Folia também contará com o respaldo do Posto de Bombeiro e Secretaria Municipal de Saúde, que irá disponibilizar ambulância acompanhada de com enfermeiros, auxiliares e médico

Segundo recomendações do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar, dentro do circuito estará proibida a entrada de: garrafas de vidro, material perfurocortante, serpentina metalizada, spray de espuma, caixa termina de metal, entrar com capacete, entrar com guarda-chuva ou sombrinha, entrar criança desacompanhada e fornecer bebida alcoólica para menores de idade.

Para garantir a segurança no circuito carnavalesco, o público será revistado nos quatro portões de acesso, sendo dois na rua Mandaguaris, um na rua Tapajós e outra na Botocudos. Também haverá duas saídas de emergência, uma na rua Tapajós e outro na avenida Tamoios, nas proximidades do Tênis Clube.

Já a entrada dos ambulantes no circuito carnavalesco será permitida apenas pelo portão de acesso da rua Botocudos, onde serão entregues crachás e coletes para os comerciantes cadastrados. O público também não poderá entrar no circuito com capacete, que deverão ficar no Guarda Capacetes que funcionará na Clínica Dom Bosco e ficará sob responsabilidade da entidade.

Outro detalhe importante é o posicionamento dos sanitários químicos, que ficarão espalhados pela rua Mandaguaris, entre a avenida Tamoios e a rua Iporans, e na rua Tapajós, na área localizada na entrada do Estádio Municipal, próximo ao Posto dos Bombeiros.

Além da segurança, outro atrativo da festa será a apresentação de blocos carnavalescos, que neste ano contará com a participação de 9 grupos. De acordo com a organização do evento, o circuito contará com oito blocos tradicionais e um bloco estreante. O mais tradicional é o bloco ‘Adultério’, formado em 2007. O bloco ‘Se eu pedir... Você me dá? ’, também fará parte da festa.

Outro bloco participante é o ‘Monobloco’, campeão do Tupã Folia 2014 e que conta com mais de 300 integrantes. O bloco ‘Bananeira’, criado em 2010 e duas vezes campeão do Tupã Folia (2012 e 2013), também fará presença no Tupã Folia 2018.

A festa contará ainda com o bloco ‘Mundão’, que já foi campeão em 2011 e já contou com 600 integrantes, o bloco ‘Abanaê’, que busca sempre regatar o carnaval das extintas escolas de samba, e o bloco ‘Uh Papai Chegou’, que em cada ano inova com apresentações temáticas. Ambos criados em 2013. Outro bloco que promete muita alegria para as quatro noites de folia é o bloco ‘U.T.I.’. E esse ano, o circuito contará com um bloco estreante, que é o bloco ‘As palitas & os Patrões’. Neste ano não haverá concurso envolvendo os blocos, que vão dividir prêmio de R$ 3 mil.

As quatro noites e duas matinês do Tupã Folia serão animadas pela Banda Santa Esmeralda, que além do repertório de sucessos e do grupo de dançarinos, também se apresentará com o que há de melhor em matéria de som e luzes.

Já as duas matinês serão realizadas entre os dias 11 e 13 de fevereiro a partir das 15 horas às 17h30, na avenida Tamoios defronte ao palco. Além do baile de carnaval infantil, a criançada também poderá se divertir na área de recreação infantil que será montada na rua Tapajós.




Redação Folha do Povo
+ VEJA TAMBÉM