22 de Junho de 2018
18º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Cor do Ano, Pantone: Conheça a Ultra-Violet

Já entramos em março e muitas pessoas ainda não descobriram como incorporar o "Ultra Violet” na decoração. As cores nos rodeiam e nos transmitem sensações, inspiram, influenciam... Para isso, a Pantone – autoridade fornecedora de padrão universal de cores – todos os anos divulga uma nova cor a fim de impulsionar e direcionar arquitetos, designers e outros profissionais a estudos de aplicação desta cor, ditando tendências no mercado. Para 2018, a eleita é a Pantone 18-3838, ou seja, a Ultra-Violet.

O uso do roxo, lilás ou violeta em produtos de design e arquitetura não é dos mais frequentes, mas também não é novidade. Na história, elas foram usadas como símbolos de contracultura e de não conformidade, tendo como exemplo recentes a aplicação desses tons nas obras de ícones artísticos e únicos como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix.

E a ideia da Pantone ao divulgar esse tom é justamente esse: passar uma mensagem edificante a todo o mundo.

A explicação segundo a marca para a escolha desta cor é a seguinte: "Complexo e contemplativo, o Ultra Violet sugere os mistérios do cosmos, a intriga do que está por vir e as descobertas para além de onde estamos agora. O vasto e ilimitado céu noturno simboliza o que é possível e continua a inspirar o desejo de perseguir um mundo além do nosso”.

Quais as características dessa cor? Para as artes, o violeta remete a imaginação, a criatividade, planejamento, originalidade e o pensamento visionário, promovendo inovação.
Como aplicar na decoração? A inserção desta cor na decoração não é uma tarefa fácil, pois se trata de uma cor intensa e de personalidade.

A dica para quem quer incorporar esse tom sem risco de exagero, é pincelar ele nos detalhes, sendo que ele combina tanto com estilos clássicos quanto com os modernos. Cuidado ao usar com excesso para não promover um ambiente melancólico – se essa não for sua intenção.

Quando misturado com outras cores intensas como laranjas, vermelhos e verdes escuros, pode trazer um desconforto visual. Para um ambiente equilibrado, prefira suavizar a cor com outros tons, como rosas, azuis, blushes, malva, esmeralda, safira e neutros em geral.
Veja algumas ideias da aplicação do Ultra-Violet e se inspire para inovar!

*Imagens retiradas da Internet



















Ariadne Bukvar
Ariadne Bukvar é formada em Arquitetura e Urbanismo e atua em projetos arquitetônicos e em arquitetura de interiores. Sempre atenta às tendências da área, busca aplicar novos usos para os materiais, sem deixar de lado a funcionalidade e conforto em cada projeto. Apesar de não se prender a um único viés e transitar por diferentes estilos, é apreciadora do contemporâneo com pinceladas rústicas, sendo que a principal característica de seu trabalho, com ênfase na iluminação, a preocupação com a ocupação do ambiente, pois acredita que a necessidade de cada cliente determina a concepção do projeto.
+ VEJA TAMBÉM