15 de Dezembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Banco de Sangue de Tupã necessita de doação

Em fevereiro, o Banco de Sangue de Tupã recebeu poucos voluntários para doar sangue, o que rendeu só 183 bolsas.

A Santa Casa de Tupã conta com o Banco de Sangue, que reforça apelo para doação de sangue em Tupã. Os estoques estão abaixo do necessário. Segundo as informações da equipe, os números preocupam, porque o banco é mobilizado para suprir os hospitais da cidade e atende pacientes também de outros municípios.

O Banco de Sangue alerta para que o período do ano, como Inverno e férias, por exemplo, não deve tirar a prioridade das pessoas em doar sangue. A baixa nos estoques é uma preocupação que já dura algum tempo.

Para a unidade, essa realidade está relacionada ao fato de que a população ainda não encara que a doação de sangue é um ato de cidadania e deveria ser um hábito. Em fevereiro, o Banco de Sangue de Tupã recebeu poucos voluntários para doar sangue, o que rendeu só 183 bolsas. "Em fevereiro, o banco fechou com 183 coletas, um número bem baixo, fora do comum”, lamentou a responsável pelo Banco de Sangue, Débora Guastalle.

Na verdade, já faz tempo que o Banco de Sangue não consegue manter os estoques suficientes e precisa sempre pedir à população. No momento, o Banco de Sangue recebe também campanhas promovidas por parceiros. "Começamos a montagem do cronograma para realizar as campanhas. Já temos campanha fechada para este mês de março. Então, iniciamos o cronograma para as campanhas, com o objetivo de melhorar as doações de sangue”, anunciou Débora.

Quem tiver interesse em promover uma ação para arrecadação de sangue, pode, portanto, entrar em contato com a equipe.

Vale lembrar que, para doar sangue, o voluntário precisa passar por uma triagem na qual é aplicado um questionário. Todo este rigor é importante para dar segurança tanto para o receptor quanto para o doador. Vale ressaltar que o sangue é um recurso fundamental tanto para tratamentos planejados como para intervenções urgentes.

Atendimento

O Banco de Sangue, que fica na Rua Manoel Ferreira Damião, 444, informou que o horário para a coleta de sangue é de segunda a sexta-feira, das 7h30 min às 11 horas. Para mais informações, o telefone é o (14) 3404-5555.

Diário
+ VEJA TAMBÉM