21 de Julho de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Prefeitura amplia investimentos na educação

Segundo o secretário, várias capacitações estão sendo realizadas com professores e diretores desde o início do ano.

A Secretaria Municipal de Educação continua investindo para melhorar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem e a qualidade de ensino nas escolas da Rede Municipal.O secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, destaca que os pais devem esperar por uma intensa reformulação do ensino, que vem acontecendo gradativamente. "É preciso resgatar a autoridade da escola na vida das crianças. É preciso que a escola volte a ser tratada como um lugar sagrado e de muita importância para a prosperidade de vida”, frisou.

Segundo o secretário, várias capacitações estão sendo realizadas com professores e diretores desde o início do ano para garantir melhor aproveitamento do novo método de ensino adotado nas escolas municipais, que a partir deste ano estão adotando o sistema pedagógico do SESI.

Outro importante investimento são os laboratórios de informática, que estão sendo instalados em todas as escolas municipais, garantindo formação e inclusão digital aos alunos. A Secretaria Municipal de Educação também colocará em prática, a partir de maio, um Regimento Comum de todas as escolas. O instrumento já foi aprovado pelos professores e pelo Conselho Municipal de Educação e regulamenta os direitos e deveres da comunidade escolar, como previsão dos direitos, regras, proibições, punições, recursos em caso de retenção de alunos e normas de convivência.

Instalação de lousas brancas

Em todas as unidades escolares, foram removidas as usuais lousas de giz e instaladas as lousas brancas, evitando o uso de giz. De acordo com o secretário, os quadros brancos são mais higiênicos e podem evitar problemas como alergias e irritações, diminuir a sujeira das salas, além de ser de melhor visualização e de possibilitar o uso de projetores de imagem durante as aulas.

Simulados e avaliações de aprendizado

Outra ação que visa garantir a qualidade de ensino são os simulados que serão aplicados aos alunos da rede municipal. Serão realizados dois processos de simulado em toda a rede municipal, que acontecerão em junho e outubro, com objetivo de verificar a aprendizagem das matérias de português, matemática, geografia e história. Segundo Mauro Guerra, todas as escolas participarão deste processo no mesmo dia e horário.

"Em junho nós faremos uma avaliação de como está o ensino com base, inclusive, no simulado de 2017, para verificar aquilo que ainda precisa ser melhorado”, explica o secretário. Através dos índices obtidos, os professores saberão quais são as defasagens de ensino e como melhorar.

Sistema de Informatização

O Governo de Tupã também está implantando um sistema de informatização em todas as escolas. O programa, que está sendo desenvolvido pela empresa vencedora da licitação, garantirá maior eficiência às escolas, contribuindo também para o controle do aprendizado.

Através desse novo sistema, a escola poderá atuar de uma maneira mais rápida e eficaz com relação à evasão escolar, número de faltas, o acompanhamento daquilo que ele está aprendendo dentro da sala de aula. O processo de informatização irá facilitar inclusive a emissão de documentos.

Novos veículos

A prefeitura investiu ainda, até momento cerca de R$ 1,5 milhão para aquisição de novos veículos foi feito para garantir transporte seguro e de qualidade para os estudantes. Foram adquiridos 1 ônibus, 2 micro-ônibus e 4 vans, veículos de qualidade, com cadeiras estofadas, acessibilidade e ar-condicionado."Além disso, estamos sempre fornecendo capacitação para motoristas e monitores. Precisamos que esta equipe esteja bem preparada”, enfatizou Mauro Guerra.

Creches

A Secretaria Municipal de Educação também já reduziu em cerca de 60% o número de crianças na fila de espera por uma vaga na creche. No início da atual administração, cerca de 430 crianças aguardavam vagas em creches. Com os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Educação, o número caiu para apenas 180.

Com a finalização da reforma da creche Almerinda Ramos de Souza Leão e construção da creche no Conjunto Habitacional "Walter Pimentel”, previstas ainda para este ano, 250 novas vagas serão geradas. Vale lembrar que desde o início do ano, as creches já contam com professores melhorando o processo de ensino-aprendizagem.

Mais alunos

O reflexo dos investimentos na educação pode ser medido pelo aumento da procura nas creches e escolas municipais. De acordo com o secretário de Educação, mais de 320 alunos passaram a estudar nas escolas municipais neste ano. "A procura pelo ensino aumentou, o que demonstra que os investimentos feitos pela Secretaria Municipal de Educação estão sendo aprovados pela população.

A educação é prioridade no governo do prefeito Ricardo Raymundo e do vice Caio Aoqui, que desde o início da gestão têm investido com muita seriedade nesta área. Em 2018, nossos projetos continuarão a todo vapor, com diversas novidades que podem ser esperadas pela população”, finalizou Mauro Guerra.


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM