19 de Outubro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Prefeitura realiza Comitiva dos Tropeiros 2018 no próximo dia 26

Inscrições podem ser feitas até dia 23, na Secretaria de Cultura

Visando resgatar e preservar a tradição do tropeirismo em Tupã, a Prefeitura Municipal, anunciou na manhã desta terça-feira (15), durante coletiva de imprensa, a realização da Comitiva dos Tropeiros 2018. Diferente dos outros anos, o evento será realizado em apenas um dia de forma econômica, mas sem perder a tradição.

De acordo com o secretário Renato Gonzalez, e Presidente da Comissão Organizadora da Comitiva dos Tropeiros, o evento será realizada no próximo dia 26 de maio, com início às 8horas, em frente ao Museu dos Tropeiros, onde haverá um café da manhã especial para os participantes.

"A Comitiva dos Tropeiros objetiva aproximar a população tupãense da cultura tropeira, mantendo viva na memória do povo a participação da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, que influenciou o desenvolvimento de várias regiões do país, incluindo a nossa macrorregião”, explicou.

Segundo Renato, a realização terá início no mais novo museu de Tupã, que resgata as histórias e tradições do Tropeirismo na cidade e na região. Ele ainda ressaltou que a prefeitura realizará uma comitiva mais econômica, buscando destacar a importância do evento.

"O novo trajeto será iniciado no Museu dos Tropeiros, com café da manhã, e abertura do evento. Depois a comitiva atravessará a Vila Indústria em direção à estrada da Fazenda Luar, seguindo para a Fazenda Santa Rosa onde será servido o almoço por volta das 12 horas. Na parte da tarde o trajeto continua até o distrito de Varpa, onde, neste ano, será realizado o encerramento com um show de viola. Assim como no carnaval, o prefeito Ricardo decidiu fazer um evento mais econômico, mas que não perdesse o encanto e a tradição. A Comitiva dos Tropeiros está voltando de uma forma renovada e queremos o apoio da população para que esse evento volte a ser um grande sucesso, levando cultura e entretenimento a todos os tupãenses”, comentou.

Representando a tradição do tropeirismo, o organizador da Romaria Tropeira, Gerdião Lopes Filho, elogiou a iniciativa da prefeitura em realizar a Comitiva dos Tropeiros e ainda ressaltou a importância do evento para a história de Tupã e região.

"Estou muito feliz de ver o interesse do prefeito Ricardo e toda sua equipe em dar continuidade a eventos tradicionais da nossa cidade. O município tem raízes muito fortes do tropeirismo e acredito que, mesmo sendo de apenas um dia, a Comitiva dos Tropeiros resgatará essa nossa história, além de fomentar a Cultura e o Turismo também, portanto parabéns ao prefeito Ricardo Raymundo; o vice-prefeito Caio Aqui; o secretário de Cultura Renato; e a todos os envolvidos”, parabenizou.

O presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno, comentou sobre a tradição do evento em Tupã e ainda parabenizou a organização da Comitiva dos Tropeiros. "Devemos resgatar as nossas raízes e promover esses momentos de lazer e bem estar para a população e o prefeito Ricardo e o vice Caio estão de parabéns em continuar com eventos tradicionais do nosso município, mesmo sendo de forma econômica”, disse.

Já o secretário de Turismo e vice-prefeito, Caio Aoqui, destacou que Tupã é uma das poucas cidades da região a manter viva a tradição do tropeirismo. Ele também falou no fomento do turismo que a realização da Comitiva dos Tropeiros proporcionaria ao município, já que o evento atrai comitivas e participantes de diversas cidades da região.

"Além de proporcionar lazer para a população de Tupã e região, a Comitiva dos Tropeiros ajuda a preservar a tradição e a riqueza da cultura tropeira e também é um evento que fortalece o potencial turístico de nossa cidade, atraindo comitivas e participantes de várias cidades. É uma oportunidade deles conhecerem a nossa cidade e tudo que ela oferece”, afirmou.

Para finalizar a solenidade, o prefeito Ricardo Raymundo frisou sobre o trabalho de elaboração da programação e comentou que a organização conta com o envolvimento de todas as pastas do executivo. Ele também falou sobre o resgate do tropeirismo, ainda muito praticado no interior paulista.

"A Cavalgada Tropeira é um evento já consagrado em nossa cidade, que retrata a cultura sertaneja da nossa região. Por isso ganhou a admiração e o apoio da população. A preservação da história faz uma cidade mais inteligente, com futuro e caminho a seguir e pensando nisso conseguimos dar continuidade não só a eventos como a Comitiva dos Tropeiros, como também ao nosso Museu do Tropeiro, que resgata boa parte da história da nossa região. A preservação da Comitiva dos Tropeiros é muito importante para manter viva as memórias do nosso povo, da nossa cidade, da região. Gostaria de parabenizar a toda equipe da Cultura e a Comissão Organizadora pelo trabalho de manter um evento tão bonito como a Comitiva, mas enxugando os gastos. Vamos priorizar a importância do evento e o que for possível vamos fazer para manter a identidade de Tupã”, finalizou.

Inscrições

De acordo com o chefe municipal de Cultura e integrante da comissão organizadora, Eduardo Moreti, as inscrições para a Comitiva dos Tropeiros 2018 já estão abertas e seguem até o próximo dia 23. Para realizar as inscrições, os interessados devem comparecer na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na avenida Tamoios, 1.685, munidos do RG, e efetuar o pagamento da taxa simbólica de R$ 20 por pessoa.





Assessoria
+ VEJA TAMBÉM