17 de Agosto de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta semana

Em Tupã, imunização atingiu 75% dos grupos prioritários

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 15 de junho em todas as unidades de saúde e pontos estratégicos, como creches e escolas municipais. Até o momento, 75% dos grupos prioritários já foram imunizados.

A Campanha continua sendo realizada apenas para os grupos prioritários já estabelecidos desde o início da campanha.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, já foram vacinados 75% da população prioritária, sendo 1.723 crianças; 1.909 trabalhadores da saúde; 403 gestantes; 69 puérperas; 9.106 idosos; 802 professores, totalizando 14.012 pessoas imunizadas. A meta é que 18.990 pessoas sejam vacinadas, totalizando 90%.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É deelevada facilidade de transmissão, que pode acarretar em epidemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Grupos prioritários

Fazem parte dos grupos prioritários: crianças entre seis meses e menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos; pessoas com 60 anos ou mais e professores e funcionários das escolas públicas e privadas.

A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, explica que o Ministério de Saúde ainda não confirmou se a campanha será ou não estendida para o restante da população."Por isso, é importante se prevenir contra a gripe evitando locais aglomerados; lavar as mãos sempre com água e sabão e evite colocá-las no rosto e, principalmente, na região da boca; evitar o contato muito próximo com alguém infectado; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas e copo, etc.”, orientou.


Quem faz parte dos grupos prioritários pode ser vacinado até o dia 15 de maio


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM