15 de Dezembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Simulado promove "competição do saber” entre alunos das escolas municipais

As avaliações foram produzidas pela própria equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Com o objetivo de incentivar os alunos a se dedicarem mais aos estudos e buscar mapear os resultados da rede municipal de ensino, no que se refere à aprendizagem dos alunos, a Prefeitura de Tupã, por meio da equipe pedagógica da Secretaria da Educação, elaborou avaliações de todas as matérias para serem aplicadas com alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, a primeira avaliação acontece hoje (12) onde serão avaliados conhecimentos de Língua Portuguesa, por meio de Produção de textos. Já na quinta-feira (14), será a vez da avaliação de conhecimentos gerais em todas as demais matérias trabalhadas em sala de aula.

"Sabemos que nos dias de hoje, existem muitos atrativos tecnológicos com os quais a escola compete pela atenção de nossas crianças, é comum vermos nossos filhos com os olhos presos em celulares e vídeo games, por horas, porém, torna-se cada vez mais difícil vê-los dedicarem-se aos estudos. Considerando este cenário, a fim de competir com todos estes estímulos proporcionados pelas tecnologias atuais, buscamos promover esta competição saudável que tem por finalidade maior, que é desenvolver o hábito de estudos em nossas crianças e ter um panorama do aprendizado em toda a rede municipal”, comentou.

Segundo Mauro, as avaliações foram produzidas pela própria equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, com base no que está sendo trabalhado nas escolas municipais e com base no material do sistema Sesi, sendo que o simulado acontece em todas as escolas no mesmo horário, com tempo para o início e fim no estilo de um vestibular.

"A primeira edição desse simulado foi realizado em 2017 e teve grande sucesso. Com os resultados, foi possível constatar o comportamento dos alunos sendo alterado quanto ao estudo em casa. Os alunos melhores colocados foram premiados com uma bicicleta e os professores fizeram uma viagem cultural à São Paulo. Desta vez, os alunos que tiverem a melhor média de cada sala de aula serão premiados, desde os alunos que tiverem a melhor média de cada ano (1º ao 5º) de cada escola, como os melhores de cada ano de toda a rede municipal”, frisou.

O secretário afirmou ainda que outro ponto fundamental deste Simulado é levantar quais conteúdos os alunos já têm apropriado e qual conteúdo será necessário mais esforço e dedicação.

"Desta forma, conseguimos elaborar um ‘raio-x’ da educação do município e pensar em ações para avançar nos pontos que se mostrarem necessários. Em novembro haverá uma 3ª edição para promover um comparativo com este Simulado realizado agora em junho”, completou.
Para finalizar, o secretário ainda pediu a colaboração dos pais, para que incentivem os alunos com os deveres escolares e também ressaltou a meta da administração com a educação pública municipal.

"Pedimos aos pais a colaboração para incentivar seus filhos, construindo em casa uma rotina de estudos. Queremos uma educação com muita qualidade em nossas escolas e o Prefeito Ricardo Raymundo, junto com o vice-prefeito Caio Aoqui, têm dado total apoio para que o ensino seja prioridade em nosso município”, concluiu.

Assessoria
+ VEJA TAMBÉM