17 de Agosto de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » ESPORTE

Tupãense, jogador de basquete, campeão da NBB visita a cidade

Atleta tupãense foi recebido pelo prefeito em exercício. Yago Mateus foi revelado nas categorias de base do Tupã Basquete.

O prefeito em exercício Caio Aoqui recebeu na tarde de segunda-feira (11) o atleta tupãense Yago Mateus dos Santos, campeão brasileiro de basquete pelo Club Paulistano e considerado uma das maiores promessas do esporte em nível nacional.

Durante o encontro, o jogador recebeu também a medalha Luiz de Souza Leão, homenagem proposta pelo vereador Alexandre Scombatti, que, por incompatibilidade de agendas, não esteve presente e foi representado por sua assessoria.

"É muito gratificante quando temos a oportunidade de receber um atleta do nível de Yago. Desde muito jovem, ele mostrou talento fora do comum. Isso, aliado à dedicação aos treinamentos e a busca por constante evolução fizeram dele um dos mais elogiados jogadores do Novo Basquete Brasil (NBB)”, destacou Caio Aoqui.

Atualmente, Yago é destaque do Club Athletico Paulistano de Basquete, equipe de elite que disputa o Novo Basquete Brasil, a Liga Nacional de basquete profissional. Tem ainda presença constante na seleção brasileira.

Através de sua assessoria, o vereador Alexandre Scombatti, autor do Projeto de Decreto Legislativo que outorgou a Yago a medalha Luiz de Souza Leão, explicou que a homenagem é feita a tupãenses que ajudam a projetar, em nível nacional e internacional, o bom nome do município. "A honraria é um reconhecimento, não somente da Câmara Municipal, mas de toda população, aos feitos deste grande atleta”, justificou.

Em nota, Scombatti destacou ainda o brilhante trabalho realizado pela diretoria do Tupã Basquete. "Yago iniciou a carreira em Tupã e desde muito cedo foi incentivado pela família, principalmente o irmão, Adriano Mião. Isso, aliado aos treinamentos realizados em nossa cidade, garantiram que ele recebesse uma base sólida, que vem fazendo a diferença agora, na fase profissional”, avaliou.



Carreira

Nascido em Tupã, Yago Mateus dos Santos começou a jogar aos seis anos, na Casa do Garoto. Depois de quatro anos, foi para o Rio de Janeiro, onde passou a defender o Jequiá Iate Clube. Em 2013, transferiu-se para o Palmeiras, em São Paulo, time no qual teve grande destaque e, após a conquista de vários títulos, passou a chamar a atenção da mídia especializada.

Tem vasta carreira nas categorias de base da Seleção Brasileira. Em 2014, na Venezuela, atuou como capitão da equipe nacional na conquista do título invicto do Sul-Americano. Na categoria Sub-15, foi eleito o melhor jogador sul-americano.

O prefeito em exercício elogiou também a estrutura montada pelo Tupã Basquete, que permite a formação de centenas de jovens tupãenses. "Independente dos resultados esportivos, este trabalho tem um grande alcance social e isso é muito importante, pois garante que muitas crianças e adolescentes de nossa cidade tenham oportunidade de crescer e evoluir, como jogadores e cidadãos”, observou.

O secretário de Esportes, Marco Pinheiro, lembrou que o armador tupãense chama a atenção desde as categorias de base, por sua agilidade e pelo modo seguro como encara os desafios. "Mesmo ainda muito jovem, ele entra em quadra com a maturidade de um veterano. Isso, aliado à sua velocidade e ao talento natural, fez com que ele chamasse a atenção e recebesse elogios até mesmo do maior nome do basquete nacional, Oscar Schimidt”, recordou.

"Não tenho dúvidas de que ele, dentro de pouco tempo, vai estar atuando em um grande clube da Europa ou mesmo na NBA, a liga profissional de basquete norte-americana. Todos sabemos de seu potencial. É um orgulho para a cidade e uma inspiração para nossos jovnes”, concluiu Scombatti.



Assessoria
+ VEJA TAMBÉM