22 de Junho de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Horários de funcionamento do comércio, bancos e Prefeitura sofrem alteração

O primeiro jogo da seleção brasileira será neste domingo (17), às 15h, quando o comércio já é normalmente fechado.

Nos dias de jogos da seleção brasileira, na primeira fase, na Copa do Mundo de Futebol na Rússia, os horários de funcionamento do comércio, bancos e repartições públicas municipais sofrerão alterações.

O primeiro jogo da seleção brasileira será neste domingo, 17, às 15 horas, quando o comércio já é normalmente fechado. O segundo jogo acontece na próxima sexta-feira, 22, às 9 horas, quando o comércio ficará aberto das 12 às 18 horas. Já o terceiro jogo acontece no próximo dia 27 (quarta-feira), às 15 horas, quando o comércio funcionará das 8h às 14h.

Além do comércio, as repartições públicas municipais também terão alteração no horário de expediente nos dias de jogos da seleção brasileira.

Por causa da Copa do Mundo, as repartições públicas municipais funcionarão da seguinte forma: nos dias em que os jogos se realizarem pela manhã, o expediente terá início a partir das 14 horas; e nos dias em que os jogos se realizarem no período da tarde, o expediente será encerrado às 13 horas.

Escolas

Tendo em vista que a Secretaria Municipal de Educação possui a responsabilidade pelo transporte escolar, pela merenda e possui calendário escolar que deve ser cumprido, com autorização de decreto, os horários serão diferenciados. Nos dias em que os jogos se realizarem na parte da manhã, as aulas das escolas, do segundo turno e atendimento das creches serão suspensas; e o expediente, atendimento nas creches e as aulas no período da tarde terão início a partir das 13 horas, finalizando nos horários normais.

Nos dias em que os jogos se realizarem no período da tarde, as aulas no período da manhã serão normais, com o término das aulas nos horários normais; e o expediente das escolas e atendimento das creches se encerrarão às 12h30 min.

Repartições estaduais

Considerando a participação da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, a realizar-se na Rússia, considerando que no horário da realização dos jogos disputados pela seleção brasileira todas as atenções estarão voltadas para esse evento, está definido também o expediente das repartições públicas estaduais nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Nos dias em que os jogos se realizarem na parte da manhã, o expediente terá início a partir das 14 horas; nos dias em que os jogos se realizarem no período da tarde, o expediente se encerrará às 12 horas. O mesmo vale para as escolas da rede estadual de ensino. Pais e alunos deverão se informar também dos horários nos colégios particulares e instituições de ensino superior.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que haverá horário diferenciado para o atendimento do público nas agências bancárias nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol, durante a Copa do Mundo.

De acordo com a circular n.º 3.897, emitida pelo Banco Central do Brasil em 9 de maio, e por motivos de segurança das agências e de transporte de valores, a recomendação é de que sejam adotados os seguintes expedientes, baseados no horário de Brasília/DF: em dias de jogos às 9 horas, o atendimento ao público nas agências bancárias do interior, da capital e regiões metropolitanas será das 13 às 17 horas.

Em dias de jogos às 11 horas, o atendimento ao público nas agências do interior, da capital e regiões metropolitanas será das 8h30 min às 10h30 min e das 14 às 16 horas.
Em dias de jogos às 15 horas, o atendimento ao público nas agências do interior, da capital e regiões metropolitanas será das 9 às 13 horas.

A Febraban esclarece, ainda, que os bancos deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos do Brasil, com uma antecedência mínima de 48 horas.

A Febraban lembra que os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, a internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking) e operações bancárias por telefone.

Diário/Foto Arquivo Tupacity
+ VEJA TAMBÉM