17 de Novembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Presidente da Câmara trabalha para transformar Instituto Federal em Campus Pleno

A transformação em campus pleno ampliará a oferta de cursos. Hoje, a unidade possui 800 alunos.

O presidente Câmara Municipal de Tupã, Valter Moreno, e o deputado federal Jorge Tadeu Mudalen (DEM) participaram de uma reunião com o ministro da Educação, Rossieli Soares, para reforçar o pedido de transformação da unidade do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Tupã em campus pleno. A audiência ocorreu no próprio Ministério da Educação, em Brasília, no último dia 19.

Durante visita a Tupã, o deputado federal Jorge Tadeu assumiu o compromisso com o vereador Valter Moreno de agendar uma nova reunião no Ministério da Educação. "Esse é o principal pleito, pois estamos falando de educação para atender mais de 50 cidades da região. Tupã é referência pelo prédio da unidade. Para transformar em campus pleno, dependemos do Ministério da Educação. Vamos levar novamente esse pedido”, disse o deputado.

Desde 2017, o Vereador Valter Moreno e o deputado Jorge Tadeu Mudalen, vêm trabalhando para conseguir transformar o campus avançando em campus pleno. "A transformação em campus pleno ampliará a oferta de cursos. Hoje, a unidade possui 800 alunos. Se virar campus pleno, a unidade tem condições de atender cinco mil alunos”, destacou.

Para o vereador Valter Moreno, a reunião foi positiva, pois o ministro da Educação, Rossieli Soares, elogiou a estrutura da unidade de Tupã. Como a mudança envolve mais investimentos por parte do Governo Federal, como a contratação de professores e outros profissionais, o ministro explicou que o assunto, agora, será encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Segundo o presidente do Legislativo tupãense, mais uma etapa foi concluída nesse processo, que busca mais investimentos no Instituto Federal. "O trabalho continua, só que agora junto ao Ministério do Planejamento, que é responsável por autorizar a contratação de pessoal e destinação de verba para custeio da unidade. Assim como não foi fácil trazer a Unesp para Tupã, continuaremos trabalhando junto com o deputado Jorge Tadeu, buscando a liberação do nosso campus pleno. Sabemos que é uma conquista muito importante não só para Tupã, mas para toda a região, pois ajudará a trazer mais conhecimento científico, ajudando no desenvolvimento econômico do centro-oeste paulista”, sustentou o vereador.

O vereador lembrou que investir em educação é essencial. "Todos os países desenvolvidos atingiram este estágio com investimentos maciços em educação. Para que o Brasil também avance, é preciso que haja maior oferta de vagas, principalmente no ensino superior. Por isso, mantemos o foco neste projeto”, defendeu.

Valter Moreno lembrou também que a demanda para cursos de nível superior na região é muito grande, o que justifica a elevação da unidade tupãense a campus pleno. "Conhecemos a força de vontade de nossos jovens e sabemos que, quando há oportunidade, eles buscam o crescimento através da qualificação. Por isso, acreditamos e estamos trabalhando para que este projeto seja concretizado”, concluiu.


Valter Moreno e o deputado Jorge Tadeu no Ministério da Educação


Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM