17 de Novembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Orquestra Municipal "Maestro Júlio de Castro" completa 71 anos

Atualmente sob a batuta do maestro Anderson Amorim, a orquestra conta com 25 músicos.

Tupã sempre foi reconhecido como celeiro de talentos musicais. E um dos grandes patrimônios culturais e artísticos da nossa cidade está completando 71 anos de fundação: a Orquestra Municipal "Maestro Júlio de Castro”.

Com uma trajetória que se confunde com a própria história da cidade, a orquestra é um dos maiores orgulhos tupãenses, buscando sempre inovar e agradar a todos os públicos ao longo das décadas.

A história da Big Band começou em 1947, quando foi criada como "Banda Musical Municipal”. A iniciativa de se ter um grupo musical na cidade foi de João Messas e Américo Scandiuzi, apoiados pelo então prefeito Luiz de Souza Leão, fundador de Tupã.

Souza Leão não só apoiou, como contratou um maestro para o grupo, o maestro Júlio de Castro. Um projeto simples, porém ambicioso para aquele período, a banda foi criada com 18 membros, sendo que sete eram filhos do próprio maestro Júlio de Castro. Os outros integrantes vieram da cidade de Iacri e alguns de Tupã.

O objetivo inicial era oferecer entretenimento através da música instrumental aos frequentadores da domingueira na Praça da Bandeira.

Desde sua criação, muita coisa mudou na orquestra, começando pelo nome, que deixou de ser "Banda Musical Municipal” passando a ser, em dias atuais, "Orquestra Júlio de Castro”. Uma homenagem ao primeiro maestro. Além do nome, a quantidade de músicos também mudou, houve um acréscimo no corpo musical, tanto de integrantes quanto na variação de instrumentos.

Nas mais de sete décadas de atividade, a orquestra passou por várias formações e muitas dificuldades, e se mantém vida principalmente graças ao amor e dedicação dos músicos, além do apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, que oferece toda estrutura, além de incentivos e subsídios aos músicos.

Atualmente sob a batuta do maestro Anderson Amorim, a orquestra reúne não só pessoas compromissadas com a música. Reúne pessoas apaixonadas pela música. "Somos apaixonados pela música. Ensaiamos uma vez por semana, todos juntos, mas em casa todos estudam por mais de uma ou duas horas por dia. Isso é demonstrar amor pelo que fazemos”, enfatizou o maestro.

Para Anderson, a Orquestra Municipal "Maestro Júlio de Castro” é a prova viva de que a cultura sempre esteve presente desde os anos iniciais da fundação da cidade. "Hoje, contamos com músicos que tiveram suas vidas influenciadas pelos grandes mestres que os antecederam. A orquestra chega aos seus 71 anos de atividade ainda mantendo o entusiasmo e a jovialidade de seus anos iniciais”, afirmou.

Para o secretário Municipal de Cultura, Renato Gonzalez, a Orquestra Municipal "Maestro Júlio de Castro” merece não só todo o carinho que recebe da população, mas também todo o apoio oferecido pelo poder público. "A Orquestra Municipal ‘Maestro Júlio de Castro’ sempre aparece em grandes eventos, enriquecendo-os com seu vasto repertório. Nada mais justo, portanto, do que se lembrar de sua história e sua importância em seu aniversário. Vale destacar que são poucos grupos que conseguem chegar aos 71 anos mantendo qualidade e sucesso”, afirmou o secretário de Cultura, Renato Gonzalez.

Atualmente a orquestra conta com 25 integrantes: Bell (lady-crooner), Luciano (sax barítono e tenor), Valtinho (sax alto), Silas (sax tenor), Talmai (sax alto), Marli Anselmo (sax tenor), Amorim (diretor técnico, bandleader, regente e trombone), Carlos Roberto (trombone), Antônio Carlos (trombone), Weslley (trombone) e Roberto (trompete).

Também fazem parte da orquestra os músicos Valdir (trompete e contra mestre), Wagner Roberto (trompete e flugel), Rodrigo Jonas (trompete), Wolf Nobel (trompete) Rodrigo (teclado), Dondinho (teclado), Ivan (guitarra e violão), Claudinho (contrabaixo), Marquinho (bateria e percussão), Livino (bateria e percussão), Jiuliano (bateria), Lobão (percussão), Paulinho (sonoplasta, técnico de som) e Ferreira (músico arranjador).

A população e as entidades podem solicitar a apresentação da orquestra, em pedidos devem ser encaminhados com no mínimo 15 dias de antecedência, na Secretaria de Cultura, para a organização e agendamento da banda.

Mais informações sobre a Orquestra Municipal "Maestro Júlio de Castro” estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook "Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, Instagram @secretariade culturatupa e no blog da Big Band orquestramaestrojuliodecastro. blogspot.com.



Assessoria
+ VEJA TAMBÉM