17 de Novembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Undokai registrou público recorde no domingo; cerca de 3 mil pessoas

O evento também contou com a apresentação da banda do Projeto Jovem Talento, além de apresentações de dança e de taikô.

A Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT) realizou no último domingo (8), mais uma edição do Undokai, tradicional gincana poliesportiva da comunidade nipo-brasileira, que neste ano comemora os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

O evento, que contou com apoio da prefeitura, registrou um dos maiores públicos dos últimos anos, recebendo cerca de 3 mil pessoas que lotaram o campo de beisebol da ACERT ao longo do dia.

A programação teve início às 7h30, com a abertura oficial, que contou com o vice-prefeito Caio Aoqui, representando o prefeito Ricardo Raymundo; o presidente da ACERT, Newton Takahara; o deputado federal Walter Ihoshi; o gerente do Bradesco, Américo Alves, além dos secretários de Finanças, Ruy Oshiro e de Assistência Social, Leusia Flávia Pires Romano e dos vereadores Eduardo Edamitsu e Paulo Henrique Andrade.

O evento também contou com a apresentação da banda do Projeto Jovem Talento, que executou os hinos nacionais do Brasil e do Japão, além de apresentações de dança e de taikô com o grupo Kaminari Wadaiko, da ACERT.

O presidente da ACERT, Newton Takahara, falou sobre a importância do Undokai, que é considerado um dos eventos mais importantes e tradicionais da colônia japonesa, sendo realizado ininterruptamente há mais de 60 anos.

"É uma satisfação muito grande vermos o Undokai crescendo novamente a cada ano. Fizemos um trabalho de união de todos os departamentos para fortalecer esse evento, lembrando que uma das características do Undokai é unir a comunidade, unir as famílias e também integrar as comunidades japonesa e brasileira”, afirmou.

Takahara informou também que o evento contou com mais de 40 provas para pessoas de todas as idades, com premiação simbólica a todos participantes, com objetivo de promover a convivência e a confraternização entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Já o vice-prefeito Caio Aoqui, parabenizou a ACERT por continuar trabalhando para manter a cultura e as tradições japonesas. "Com certeza é uma alegria participar de mais um Undokai. O Undokai é o evento mais tradicional da colônia japonesa. Temos o Nippon Fest que é o maior evento, mas o mais importante e tradicional é o Undokai. E em contato com o Consulado do Japão fomos informados que em várias cidades muitas tradições foram esquecidas, mas Tupã tem mantido vivas essas tradições”.

O vice-prefeito também agradeceu ao prefeito Ricardo Raymundo e as secretarias municipais pelo apoio na realização do evento. "Gostaria de parabenizar a todos que colaboraram para o sucesso deste evento. Nós estamos na busca de poder desenvolver nossa cidade, trabalhando junto e com conjunto em prol de Tupã, seja com o deputado Walter Ihoshi, com o vereador Eduardo Edamitsu e com o prefeito Ricardo Raymundo.

A prefeitura tem realmente, ano após ano, ajudado e dado apoio à ACERT na realização deste e de outros eventos da comunidade japonesa e assim agradecemos a todos os secretários municipais que estiveram juntos nesse evento e principalmente ao nosso prefeito Ricardo Raymundo, que novamente fez questão de dar todo suporte e apoio ao Undokai e também deixar mensagem parabenizando e agradecendo a comunidade japonesa pelo evento”.


Público lotou as arquibancadas do campo de beisebol para prestigiar as mais de 40 provas do Undokai 2018


Além das provas, evento também contou com apresentações da Banda Jovem Talento e do grupo de taikô



Assessoria
+ VEJA TAMBÉM