21 de Setembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Escritora tupãense lança novo livro "Tempos e Contratempos”

Autora, Aparecida Moreira Iório escolheu o dia de seu aniversário para lançamento da obra

A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Comunidade São João Batista, realizou o lançamento do livro "Tempos e Contratempos”, da autora tupãense Aparecida Moreira Iorio. A obra foi lançada no dia 11 de julho, após a missa de "Ação de Graças”, na Capela São João Batista.

O evento contou com grande público e diversas autoridades locais, incluindo o prefeito Ricardo Raymundo; o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Caio Aoqui e o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez.

Após a solenidade, houve sessão de autógrafos e cumprimentos. Segundo o secretário de Cultura, Renato Gonzalez, destacou que é importante para a cultura, especialmente para a literatura do município, a valorização de autores locais.

"Tupã tem muito potencial artístico, e fico muito feliz de participar de eventos de lançamento de autores locais. Seria muito bom se os autores e artistas tupãenses fossem mais valorizados e reconhecidos pelos seus conterrâneos. Parabenizo os organizadores do evento, e parabenizo especialmente a autora, Aparecida Moreira Iório, por sua criação”, elogiou.

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Caio Aoqui, falou da honra de poder participar do lançamento da obra de um artista tupãense. "É um prazer imenso poder ter acesso às obras de autores tupãenses, conversar com autores locais e perceber o potencial artístico que nossa cidade tem. Creio que não é fácil organizar um evento de lançamento de uma obra literária como esta, mas através da Secretaria de Cultura, a Prefeitura deu o apoio à comunidade São João Batista, para que o evento fosse realizado. Parabenizo a autora pela iniciativa de escrever e principalmente pelo lançamento de sua obra”.

Já o prefeito Ricardo Raymundo, parabenizou a autora e destacou a riqueza da cultura tupãense. "Tupã é um município muito produtivo culturalmente, e ver autores locais tendo visibilidade através de suas obras é algo que dá orgulho de ser tupãense. O presente evento é fundamental para que o público e autor possam ter um contato e conversar um pouco sobre a obra. Parabenizo aos organizadores e colaboradores do evento, ao público presente e especialmente à autora, Aparecida Moreira Iório”.

Conheça a autora

Aparecida Moreira Iório, mais conhecida como "Cidinha”, nasceu em Tupã, e ainda criança se mudou com a família para Mirandópolis, retornando para a terra natal já na idade adulta para estudar.Sua paixão desde criança era um dia ser advogada. Deixou trabalho estável e se aventurou sozinha em busca do grande sonho. No ano de 1980 voltou para Tupã para cursar Direito na Faculdade FADAP. Não demorou muito e para cá também vieram a mãe e os irmãos.

Sempre dedicada à leitura, e talvez por ter esse hábito, sentiu essa vontade de ser advogada, pois um advogado tem que gostar de ler, de discordar e interpretar. No ano de 1981 prestou concurso para "Agente de Saneamento”, onde se inscreveram mais de 500 candidatos para 3 vagas.
Como costuma dizer, "Deus se fez presente em minha vida” e ela passou em 1º lugar, sendo contratada em outubro de 1982. Trabalhou inicialmente no Centro de Saúde I e algum tempo depois quando Tupã tornou-se Regional de Saúde, a Vigilância passou a ser exercida pelo "ERSA”.

Já no ano de 1992 a Vigilância passou a ser Municipal e ela foi convidada pelo então Prefeito, Jesus Guimarães, a compor a equipe da Saúde Municipal. Aceitou o desafio e foi trabalhar com a Equipe da "Dengue”.Enfrentou várias dificuldades e fez delas incentivo para se superar. "Foram as dificuldades do cotidiano que me fizeram buscar alternativas, mas meu coração nunca esteve ausente de Tupã e que nunca esteve longe de cada um que fez parte da minha vida. Agradeço às dificuldades encontradas, pois foram elas que me motivaram para crescer e ser um pouco mais”.

Casou-se e aqui nasceram seus filhos. E como nunca foi dada às coisas fáceis, assim que o trabalho foi ficando fácil, saiu à procura de mudanças, buscando novo emprego. Prestou concurso em Jacarezinho no Paraná e hoje é Auditora Fiscal na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, exercendo suas funções na Receita Estadual do Paraná e já está às portas para sua aposentadoria.

Em 2010 lançou seu primeiro livro, "Semeando Histórias”, onde descreve de forma narrativa os fatos acontecidos em seu cotidiano no trabalho, de uma forma muito gostosa de ler e imaginar as experiências vividas.No dia 11 de julho, quando completou 62 anos de vida, lançou seu segundo livro, "Tempos e Contratempos”, onde conta acontecimentos do seu cotidiano como auditora, mãe, filha e cidadã. São artigos e contos que buscam retratar a nossa realidade, mostrando sempre o valor do estudo e da busca pelo conhecimento.

Além dos contos escritos por ela sobre a sua realidade de vida, na 4ª capa de sua obra, está a redação escrita pela auditora, que lhe rendeu a nota suficiente para ser aprovada no cargo de auditora fiscal.Mais informações sobre o evento de lançamento do livro: "Tempos e Contratempos” e sobre a Literatura tupãense estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook "Secretaria Municipal de Cultura de Tupã” e Instagram @secretariadeculturatupa.



Assessoria
+ VEJA TAMBÉM