17 de Novembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Aulas de Robótica retornarão em 2019

A Secretaria Municipal de Educação terminou o trabalho de levantamento dos materiais disponíveis para retomar as aulas de robótica nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é retomar o projeto no início do próximo ano, por meio de completo planejamento.

"A comissão designada para analisar os kits adquiridos pela gestão anterior, conseguiu separar todos os kits existentes, uma vez que o projeto tinha se encerrado em 2016, além de analisar os que estavam em funcionamento e quais materiais estão faltando para colocar novamente os kits em funcionamento para serem utilizados pela rede de ensino. Todos os materiais que estavam em algumas escolas sem utilização foram trazidos para a Secretaria Municipal de Educação, para revisão e conserto, e agora está sendo realizada a reposição de peças faltantes para que possam ser novamente utilizados”, explicou o secretário Mauro Guerra.

Mudanças

Ainda de acordo com as informações, a Secretaria Municipal de Educação está realizando um completo trabalho de reformulação pedagógica em todo o processo de ensino e aprendizagem. "As creches, agora, possuem professores uma vez que pertencem à educação infantil e, nessas unidades, se inicia o processo educacional.

No mês de junho foram contratados diretores, e no segundo semestre será designado coordenador pedagógico. Da mesma forma, o município possuía escolas que atendiam alunos da modalidade de educação infantil, que é a modalidade até a segunda etapa da pré-escola e também ensino fundamental I, que é a etapa do 1º ao 5º ano e, nestas escolas, era mantido apenas um coordenador pedagógico para atender as duas modalidades de ensino.

Nesta reformulação, a Secretaria de Educação designou mais um coordenador pedagógico, de forma que o processo de ensino e aprendizagem fique mais especializado, com um coordenador pedagógico para cada modalidade de ensino”, destacou Guerra.

O secretário citou ainda outras mudanças. "Outras mudanças foram a adoção do material didático do SESI que possui uma grande qualidade, a reformulação da organização curricular da escola de segundo turno, a instalação de laboratório de informática nas escolas, e a reformulação das atividades de segundo turno, complementando o ensino que é trabalhado com a criança nos horários regulares de aula. Assim, neste processo de reformulação, está sendo planejado o retorno das aulas de robótica e isso será realizado de forma que não fique mais desassociado de todo o processo educacional, e o aluno tenha um ganho na sua formação e entenda a razão das atividades. Educação é algo que está sendo tratado com muita seriedade pelo governo municipal e estamos plantando uma semente que dará muitos frutos para as próximas gerações”, completou.

2019

Ainda segundo o secretário, mudanças na carga horária e na organização curricular de todas as escolas estão sendo elaboradas e, entre elas, a adoção de novas disciplinas, como as aulas de robótica, porém, com professores especializados, que irão ministrar aulas de informática e robótica, aproveitando a infraestrutura que está sendo montada, de forma a oferecer uma formação educacional completa.

Segundo Guerra, tudo isso será iniciado para o ano letivo de 2019. "Nada será implantado no meio do caminho e nada será iniciado sem um amplo planejamento para que não seja algo duradouro e que traga efetivo ganho para o processo de ensino. Como dizia Benjamin Franklin, ‘se você falha em planejar, está planejando falhar’, e a Secretaria Municipal de Educação e as escolas seguem um planejamento elaborado e discutido com todos os atores do processo de ensino. Assim, já estamos planejando o ano de 2019 e muitas mudanças ainda virão”, adiantou Guerra.

Em breve

Como resultado deste planejamento, segundo o secretário Mauro Guerra, além das alterações já realizadas, neste segundo semestre ainda estão previstos vários acontecimentos. "Teremos a inauguração da creche no Conjunto Habitacional ‘Walter Pimentel’; o início da reforma na antiga Escola ‘Raul de Melo’, com verba própria, onde será instalada mais uma escola municipal; a inauguração de mais um núcleo da escola de segundo turno, desta vez na zona Leste, ampliando a oferta de vagas para as crianças no período de contraturno escolar; o término da reforma e ampliação da Creche ‘Almerinda Ramos’, que também está sendo realizada com verba do próprio município e, com isso, praticamente iremos zerar a lista de espera por vagas nas creches em nosso município, além de muitas outras ações que já estão planejadas e sendo desenvolvidas”, finalizou.

Diário
+ VEJA TAMBÉM