19 de Outubro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Óleo usado de cozinha pode ser trocado por novo em postos de saúde

A cada 4 litros de óleo usado entregue, o morador recebe em troca 1 litro de óleo novo.

A prefeitura de Tupã mantém na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente o "De Olho no Oléo”, projeto que recicla óleo de cozinha usado. O objetivo é incentivar a população a dar destino ambientalmente correto ao óleo vegetal.

Mensalmente são recolhidos cerca de 350 litros do produto nas Unidades de Saúde do município, que são pontos de coleta do material. A cada 4 litros de óleo usado entregue, o morador recebe em troca 1 litro de óleo novo.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz Pereira, explica que os óleos são formados por substâncias insolúveis em água que se descartadas de maneira incorreta, prejudicam o meio ambiente.

"No encanamento das residências, existe uma caixa de gordura que armazena gordura proveniente das pias. A caixa normalmente é feita de plástico PVC ou de concreto. O descarte incorreto na pia de óleo de cozinha usado provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa citada”, explicou. Vale ressaltar que todos os tipos de óleos não podem ter como destino as pias, bueiros, ralos ou guias da calçada.

Os litros de óleo recolhidos pela prefeitura são encaminhados à empresa Granol, que além de fornecer o óleo novo, também realiza do descarte correto do óleo de cozinha usado, garantindo que o meio ambiente não seja afetado negativamente.

Todos os moradores podem contribuir com a preservação do meio ambiente através do descarte correto de óleo. Basta entregar as unidades do produto em garrafa PET em qualquer unidade de saúde.

"Quatro litros de óleo de cozinha usados podem fazer uma grande diferença tanto para a população quanto para o meio ambiente, pois além de economizar trocando óleo usado por um novo, o projeto também garante segurança ao meio ambiente”, finalizou Anderson.



Serviço

Mais informações sobre o projeto De Olho No Óleo podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que fica na Rua Francisco Budaibes, 101. O telefone para contato é o (14) 3496-3346.

Assessoria
+ VEJA TAMBÉM