17 de Agosto de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Carreta de mamografia estará em Tupã na próxima semana

Os exames são totalmente gratuitos, de mamografia, para prevenção ou diagnóstico precoce do câncer.

A partir do próximo dia 13 de agosto, segunda-feira, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, popularmente conhecida como "Carreta da Mulher”, estará atendendo mulheres de Tupã e da região, realizando exames de mamografia, ultrassonografia e coletas de preventivo (papanicolau).

O projeto, que integra o programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, estará em Tupã pela segunda vez. Há dois anos, em julho de 2016, permaneceu na cidade, na Praça da Bandeira, onde realizou, em média, 50 atendimentos por dia. Os exames são totalmente gratuitos, de mamografia, para prevenção ou diagnóstico precoce do câncer.

O trabalho desenvolvido na carreta é direcionado para pacientes acima de 35 anos. O espaço, totalmente dedicado às mulheres, oferece uma equipe composta por profissionais de enfermagem, técnicos em radiologia, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista, que fornece toda assistência necessária às pacientes, além de aparelhos de ultrassom, mamógrafo, conversor de imagens analógicas e digitais, antenas de satélite, impressoras, computadores, mobiliários e sanitários.

Todos os detalhes do atendimento serão informados na manhã de hoje, durante coletiva que acontece na Secretaria Municipal de Saúde. Mas é possível que o atendimento seja estendido para mulheres residentes nos municípios de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiroz, Rinópolis e também nos distritos de Parnaso, Universo e Varpa. Em 2016, a carreta permaneceu em Tupã entre os dias 21 de junho a 23 de julho, sendo que os três últimos dias (21, 22 e 23 de julho) foram destinados para realização de exames complementares (como magnificação, compressão ou USG).

Mas é importante que as mulheres fiquem atentas. Isso porque deverá ser aberto um período de agendamento, para atendimento de mulheres entre 35 e 50 anos. Por causa da alta demanda, normalmente as inscrições são encerradas em curto espaço de tempo.
Todas as mulheres que realizaram o exame mamográfico há mais de um ano, poderão procurar a Secretaria de Saúde, dentro do período a ser anunciado, munidas de RG e cartão SUS, para o agendamento.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e no Estado de São Paulo. A mamografia permite a detecção ainda em fase inicial e o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem sucedido.


Carreta estará estacionada na Praça da Bandeira em Tupã


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM