14 de Outubro de 2019
18º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Montessori: Autonomia e Liberdade para as crianças

Os quartos montessorianos tem como objetivo oferecer um lugar a altura dos olhos da criança para que assim ela desenvolva sua autonomia e liberdade em segurança. A técnica foi criada pela educadora italiana Maria Montessori por volta de 1907 e tem ganhado cada vez mais reconhecimento e espaço nos lares brasileiros.

A disposição dos objetos e móveis no quarto deve priorizar a autoeducação, mantendo os elementos ao alcance da criança para que ela por si só crie capacidades de autonomia.
Aqui vão algumas dicas de como compor o ambiente:

Camas: Priorize colchões no chão ao invés de camas altas, para que os pequenos possam se deitar e levantar quando quiserem.

Prateleiras baixas: Disponha os brinquedos de forma que possam ser alcançados com facilidade. Especialistas indicam o rodízio de brinquedos "a vista” a cada 15 dias para despertar interesse e não gerar monotonia.

Espelho: Ele deve ser colocado em uma placa de MDF e preso a parede para evitar riscos de quebra. O espelho na altura da criança a ajuda a se reconhecer.

Barras de apoio: Fixadas na parede, o intuito é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.

Tapete: Com desenhos e texturas o tapete proporciona experiências sensoriais para os bebês e traz conforto ao local.

Armário baixo: Armazene algumas opções de roupas e sapatos para que a criança possa escolher com facilidade.

Outros elementos: lousas, cabaninhas e espaços personalizados e aconchegantes estimularão a criatividade da criança em habitar seu próprio espaço.

Uma questão importante é que se atente para a segurança do local. Uma vez que os elementos estão ao alcance da criança, tome as seguintes precauções:

-Opte por móveis e elementos com cantos arredondados, sem quinas.

-Prefira superfícies de acrílico às de vidro.

-Fixe os objetos na parede com fitas dupla face, não fazendo uso de pregos.

-Cuide para que os móveis estejam firmes, a fim de que não tombem causando acidentes.

-Proteja e esconda as tomadas.

Aposte nesse tipo de quarto para que a criança possa se desenvolver por seu próprio esforço, no seu ritmo e segundo seus interesses.



Ariadne Bukvar
Ariadne Bukvar é formada em Arquitetura e Urbanismo e atua em projetos arquitetônicos e em arquitetura de interiores. Sempre atenta às tendências da área, busca aplicar novos usos para os materiais, sem deixar de lado a funcionalidade e conforto em cada projeto. Apesar de não se prender a um único viés e transitar por diferentes estilos, é apreciadora do contemporâneo com pinceladas rústicas, sendo que a principal característica de seu trabalho, com ênfase na iluminação, a preocupação com a ocupação do ambiente, pois acredita que a necessidade de cada cliente determina a concepção do projeto.
+ VEJA TAMBÉM