17 de Novembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Prefeitura intensifica ações para conter a transmissão da dengue no município

Até o momento, foram trabalhados 20 quarteirões, nebulizando um total de 575 imóveis.

Devido à confirmação de mais um caso de dengue em Tupã no início do mês, a equipe do Setor de Combate a Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta semana os trabalhos de nebulização nas proximidades da casa da paciente.

Segundo a enfermeira do setor de endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, a nebulização foi realizada em duas áreas do centro da cidade, em um raio de 150 metros cada. "Até o momento, foram trabalhados 20 quarteirões, nebulizando um total de 575 imóveis. Já o trabalho de bloqueio e controle de criadouros, que também faz parte da estratégia, foi realizado em um raio maior, visando a maior cobertura das ações”, contou.

A enfermeira esclareceu ainda que os trabalhos de nebulização estão previstos para ser concluídos ainda nesta semana. "Vamos continuar intensificando os serviços de nebulização, bloqueio e controle de criadouros, porém é extremamente necessário ressaltar que a população precisa colaborar com o nosso trabalho abrindo suas residências, possibilitando que a nossa equipe faça a vistoria e a nebulização, pois infelizmente ainda encontramos resistências nas visitas e as casas que não recebem todo esse trabalho, possibilitam que o Aedes aegypti se abrigue no local”, disse.

O Setor de Combate a Endemias realiza ações sistemáticas e contínuas de fiscalização e vistoria em casas, pontos estratégicos como borracharias; ferros velhos; pontos de reciclagem. Esse tipo de trabalho também é intensificado nas escolas, hospitais, indústrias e lugares públicos onde a possibilidade de ocorrer à disseminação do mosquito é maior, como praças e parques.
Entretanto, as ações realizadas pela prefeitura só têm eficácia se a população também participar ativamente do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

"Ressalto ainda a importância dos moradores colaborarem com os serviços dos agentes na hora das limpezas dos quintais. Pedimos que a população faça seu papel no combate ao Aedes aegypti, realizando vistorias semanais em seu domicílio e local de trabalho”, finalizou.


Secretaria de Saúde reforça ações contra o Aedes


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM