15 de Dezembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Prefeitura recupera nascentes e galerias pluviais ao lado da SP-294

Desde 2006 proprietários esperavam por obra Sítio São José

Após 12 anos de espera, foram concluídas pela atual gestão as obras de recuperação de nascentes e a construção de galerias de águas pluviais no Sitio São José, que fica próximo ao quilômetro 529 da Rodovia SP-294.

Nos últimos anos, a propriedade sofria com o escoamento de água das fortes chuvas da estrada para o sítio, causando danos e transtornos frequentes ao local. Em 2006, os proprietários recorreram ao Ministério Público com um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), solicitando à prefeitura a solução do problema.

No entanto, somente neste ano o problema foi resolvido. Com projeto e mão de obra próprios da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em seis meses de trabalho a obra foi executada e entregue na última semana.

O local recebeu o desassoreamento das galerias de contenção, facilitando o escoamento das águas evitando alagamentos e prejuízos no sítio. Além disso, também foram descobertas três nascentes, uma delas com grande fluxo de água.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz Pereira, a obra custou o valor de R$ 350 mil para o município. Ainda segundo ele, o primeiro projeto para a recuperação do local, feito por gestões anteriores, previa uma terceirização de empresa, o que custaria em torno de R$ 1,5 milhão.

"Com maquinários e mão de obra própria, fizemos tubulações, barramento de contenção e quebra do fluxo de água de uma galeria para outra e ainda desassoreamos uma grande represa de água. Foi um grande trabalho de recuperação que beneficiou os proprietários do sítio”, explicou. O secretário também reforçou a parceria da Câmara Municipal, por meio do vereador pastor Eliézer.

O prefeito Ricardo Raymundo, que acompanhou todo o processo de reconstrução do local, parabenizou os trabalhos da equipe da Secretaria De Agricultura e Meio Ambiente. "Quero parabenizar a secretaria pela realização deste trabalho, ao vereador pastor Eliézer, reforçando a parceria com Câmara Municipal. Sem dúvidas nós tínhamos que dar início a esta obra. A chuva caia nesta propriedade e acabava estragando o sitio”, disse. "Mesmo com as dificuldades da prefeitura, conseguimos fazer esta obra que muito alegrou e beneficiou os proprietários”, finalizou o prefeito.




Prefeito Ricardo acompanha obras de recuperação de galerias ao lado da SP-20


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM