17 de Novembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Novembro Azul será realizado durante todo o mês em unidades de saúde e AME

Campanha incentiva combate e prevenção ao Câncer de Próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve durante todo o mês de novembro a campanha de conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata, "Novembro Azul”.O mês de novembro foi escolhido como mês oficial para a campanha, já que no dia 17 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença.

A campanha vai sensibilizar a sociedade, em especial o público masculino, sobre as doenças que mais atingem sua saúde, enfatizando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com Simone Veronez Bauer, diretora de departamento de Atenção Básica, as atividades serão realizadas em todas as unidades de saúde, inclusive em horário estendido para facilitar o comparecimento de homens que trabalham durante o dia.

A programação prevê ações de educação em saúde; atendimento médico para homens em idade igual ou superior a 45 anos (ou abaixo desta idade com queixas urológicas); atendimento odontológico e atualização do calendário vacinal.

"Além das ações de conscientização do câncer de próstata, implantamos ainda a cartilha ‘Pré-Natal do Parceiro’, para atender um dos eixos da Política Nacional de Atenção à Saúde Integral do Homem. O objetivo é fortalecer o vínculo do pai com o bebê e a mãe da criança”, explicou. "Serão desenvolvidas ações que ensinam como proceder com a gestante durante a gravidez e o parto. Depois deste pré-natal, acontece o estímulo para que o pai continue frequentando a unidade de saúde, fazendo check-up anual e exames periódicos”, acrescenta Simone.

Este ano, a campanha conta com parceria do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AME), por meio do programa "Filho que ama leva o pai ao AME”. Pacientes com mais de 50 anos podem agendar avaliações com urologistas e cardiologistas através do telefone 0800-779-0000, tendo em mãos o cartão do SUS. Os atendimentos ocorrem em dois sábados, o primeiro para colher exames e o segundo para as avaliações médicas.

"Será um mês onde não faltarão oportunidades para que os homens priorizem sua saúde e procurem atendimento médico. Pedimos aos familiares que também incentivem pais, avós, esposos, etc., na procura às unidades de saúde ou ao AME”, reforçou Simone.

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Ocorre principalmente em homens mais velhos, cerca de seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos.
A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção seja feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família.

Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos menos invasivos. O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos. Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula.



Assessoria
+ VEJA TAMBÉM