17 de Novembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Famílias tupãenses correm o risco de perder 'Bolsa Família', alerta município

Tupã conta com 1.525 famílias cadastradas no Bolsa Família, sendo 2.966 beneficiários direto.

O CadÚnico (Cadastro Único) de Tupã, por meio Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação e Saúde, alerta beneficiários do Programa Bolsa Família, sobre a necessidade da comprovação do cumprimento das condicionalidades exigidas para a garantia da continuidade do recebimento do benefício.

Segundo o coordenador do CadÚnico, Márcio Lira, as chamadas condicionalidades do Bolsa Família são compromissos assumidos entre o poder público e as famílias beneficiárias do programa.

"Se, por um lado, as famílias têm que cumprir requisitos nas áreas de Saúde e Educação para receberem o benefício, por outro as condicionalidades também responsabilizam o poder público para a oferta dos serviços. Dessa forma, os beneficiários precisam ficar atentos às condições estabelecidas, principalmente nas áreas de Saúde e Educação, como a frequência escolar de 85% para crianças e jovens de 6 a 15 anos, é preciso manter a vacinação em dia, fazer o acompanhamento nutricional das crianças menores de 6 anos, 11 meses e 30 dias e o pré-natal nas gestantes”, explica.

O prefeito Ricardo Raymundo lembrou sobre a importância do cumprimento das condicionalidades pelas famílias e ainda alertou os beneficiários sobre as advertências, bloqueio ou até suspensão do recebimento por não cumprir a legislação.

"As condicionalidades devem ser cumpridas pelas famílias, para que elas continuem recebendo o benefício financeiro. Não basta se escrever, tem que atender a todas as condicionalidades, mantendo os filhos com frequência regular na escola, cartão de vacina e os dados familiares sempre atualizado. Quando não fazem isso, correm o risco de ter o benefício bloqueado ou suspenso”, alertou.

Dados

Atualmente, Tupã conta com 1.525 famílias cadastradas no Bolsa Família, sendo 2.966 beneficiários direto. De janeiro a outubro, foram entregues para os beneficiários mais de R$ 2,5 milhões.

Para mais informações sobre as condicionalidades do Bolsa Família, o beneficiário pode procurar o CadÚnico na rua Tapajós, 999, de segunda a sexta-feira das 7 às 15h30. O telefone para contato é 3491 4610.


CadÚnico está localizado na rua Tapajós, 999, centro.


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM