17 de Novembro de 2018
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Banda Xaxado Novo se apresenta nesta quinta na Praça da Bandeira

Além do espetáculo, o Quinta com Arte desta semana contará com as atrações tradicionais, como Praça de Alimentação, Feira de Artesanato, Brinquedos Infantis, Trenzinho, Biblioteca Móvel e Baile de Forró.

O grupo Xaxado Novo irá se apresentar em Tupã no projeto ‘Quinta com Arte’ desta semana (8). A apresentação será no Espaço Cultural ‘José Anselmo Filho – Zé Pretinho’ a partir das 20h.

A apresentação é uma realização do Circuito Cultural Sescoop-SP em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O grupo está desde o ano passado com o Circuito Cultural Sescoop-SP, e este ano já passou por Cândido Mota, Tarumã, Guarapes e São Paulo.

Além do espetáculo, a edição desta semana contará com as atrações tradicionais, como Praça de Alimentação, Feira de Artesanato, Brinquedos Infantis, Trenzinho, Biblioteca Móvel e Baile de Forró ‘Melhor Idade’. O objetivo do projeto ‘Quinta com Arte’ é fomentar a cultura por meio do artesanato, música, dança, entre outras atrações, possibilitando lazer, entretenimento e diversão.

Com o objetivo de levar atrações de teatro, circo, dança música, cinema, intervenções artísticas e oficinas criativas ao público de toda a região; o Circuito Sescoop-SP é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, destacou a importância de parcerias como esta na realização de eventos, destacou a importância da valorização de costumes, agradeceu o apoio do prefeito e vice e concluiu convidando a população para o evento.

"Agradeço o apoio do prefeito Ricardo Raymundo e vice Caio Aoqui, que estão sempre defendendo e cooperando com as realizações da cultura de Tupã. Agradeço o Sescoop-SP pela parceria para a realização desta apresentação e trazer este grupo maravilhoso para nossa cidade”, agradeceu "Este evento é muito importante, pois mostra que nos dias de hoje é possível manter tradições sem deixar de ser um espetáculo atual, é uma forma de manter vivas estas tradições e apresentar esta cultura para diversas partes do país” destacou Renato.

Xaxado Novo

O xaxado novo resgata uma formação tradicional do baião, para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira, e ainda, propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina.

Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais, o grupo vai além da parte musical, envolvendo performances e intervenções nas suas apresentações. A estética do cangaço, muito difundida por Luis Gonzaga, é trabalhada pelo bando, que leva aos palcos a presença dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros, sempre influentes na construção do imaginário popular.

Artesão da semana

O Artesão da Semana homenageia Joze Bastos, que participa do projeto desde o início expondo e comercializando enxovais de bebê.
Para ela, o projeto é um auxílio emocional e financeiro. "Trabalho com artesanatos desde o ano de 2000. Antes e no decorrer dos anos acabei me apaixonando pela confecção de enxovais”, conta. "O Quinta com Arte é essencial para nós artesãos, porque nos ajuda a aumentar nossa renda e divulgar nosso trabalho a mais pessoas”, completa a artesã.

Serviço

Mais informações sobre o ‘Quinta com Arte’, apresentação do Xaxado Novo em Tupã e demais projetos da secretaria estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura no Facebook "Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, Instagram @secretariadeculturatupa, por meio da hashtag ‘#quintacomarte’, e pelo telefone (14) 3491-3015.



Assessoria
+ VEJA TAMBÉM