23 de Julho de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Cultura oferece mais 190 vagas para oficinas culturais

Evento terá mais de 10 modalidades ministradas.

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Tupã realiza o projeto Oficinas Culturais de Tupã, que este ano oferece dez modalidades com um total de mais de 190 vagas, gratuitamente para toda a população.
As inscrições para o projeto estão abertas. Os interessados podem se inscrever por meio da secretaria pessoalmente, na Avenida Tamoios 1685, ou pelo telefone (14) 3491-3015. informando o nome, RG, telefone para contato e opcionalmente um e-mail.
O secretário Municipal de Cultura, Renato Gonzalez, agradeceu o apoio da administração, os oficineiros e destacou a importância do projeto. "Esta é uma excelente forma de aprender alguma modalidade artística, gratuitamente e com artistas que são muito presentes na cultura local. Convido a população para conhecer e participar este projeto”, disse.

Oficinas oferecidas

A edição de 2019 do projeto vai oferecer a partir de 18 de fevereiro oficinas de Capoeira, ministradas pelo Prof. Diego Oliveira – ‘Zóio’, sob a responsabilidade do Contramestre Cristiano Souza – ‘Indião’. Será realizada de segunda, quarta e sexta-feira, das 20h às 22h, no Ginásio e quadra aberta da COHAB 3, com idade mínima recomendada de 4 anos.
Ainda no dia 18, será a aula inaugural das oficinas de Teclado, ministradas por Roni e Zorato às segundas-feiras, das 18h às 19h, na sede da Banda Marcial Municipal "Antonio Boschin”. A idade mínima recomendada é de 14 anos, sendo necessário que o aluno tenha teclado.
A Banda Marcial Municipal também terá suas oficinas iniciadas no dia 18, oferecendo oficinas de Comissão de Frente, Percussão Geral, Bombardino, Baixo-Tuba, Trombone e Trompete. As aulas serão ministradas pelo maestro Nilton, na sede da banda. As idades recomendadas são acima de 8 anos para instrumentos musicais e acima de 12 anos para comissão de frente. Os horários serão combinados pelo maestro com cada turma de cada instrumento.
No dia 19 será a vez do artesanato estrear neste projeto. As oficinas serão ministradas pelas artesãs Zilda dos Santos, Dalva Aparecida e Maria da Luz, que são ligadas à secretaria e participam ativamente dos projetos culturais onde há artesanato. As oficinas acontecerão às terças das 14h às 16h no Espaço das Artes, com idade mínima recomendada de 14 anos.
Já a partir de 20 de fevereiro, o projeto trará oficinas de Violão, ministradas por Ivanilton Bagagi. Serão realizadas às quartas-feiras, das 19h às 20h, na Biblioteca Municipal; contanto com idade mínima de 14 anos e sendo necessário o aluno ter o instrumento.
Ainda no dia 20 a oficina de Fotografia estreará no projeto, sendo ministrada por Eduardo Dantas, às quartas-feiras, das 19h às 21h, na Biblioteca Municipal. A idade mínima recomendada é de 14 anos.
No dia 23 de fevereiro as oficinas de Dança à Dois terão suas atividades iniciadas, trazendo Zouk, Kizomba, Sertanejo, Gafieira, Soltinho e Forró; ministradas por Élica Régia, aos sábados , das 17h às 18h, no Espaço das Artes. A recomendação de idade mínima é de 14 anos.
Finalizando as estréias do mês de fevereiro, as oficinas de Capoeira, ministradas pelo Mestre ‘Gil Pit Bull’ – Gilberto dos Santos, terá início no dia 23 de fevereiro e serão ministradas aos sábados, das 14h às 15h, no Espaço das Artes. A idade mínima recomendada é 13 anos.
Já no mês de março, as oficinas de Dança Afro/Urbana terão início no dia 16, e serão ministradas às sextas-feiras, das 18h às 19h, no Espaço das Artes, por Marisa da Silva. A oficina conta com idade mínima recomendada de 13 anos.

Reunião com oficineiros

Para definir e debater melhorias para o projeto, na manhã desta quarta-feira (6), a Secretaria de Cultura realizou uma reunião com os oficineiros participantes do projeto. Dentre os assuntos em pauta, os detalhes de cada oficina e propostas de melhorias foram levantadas.
Marcaram presença os oficineiros, além do secretário Municipal de Cultura, e o responsável pelo projeto, André Prado. Foram abordados lugares, horários e assuntos relacionados com cada oficina, juntamente com propostas e novidades. Vale lembrar que todos os oficineiros participantes deste projeto são voluntários.

Sobre o Projeto

O projeto Oficinas Culturais de Tupã, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura foi criado em 2018 para promove a formação, difusão e qualificação no campo da cultura, oferecendo condições de aprendizagem, realizações e socializações com atividades gratuitas em diferentes linguagens artísticas para todas as idades.
Atualmente o projeto oferece oficinas de violão, teclado, capoeira, fotografia, artesanato, dança a dois, dança afro/ urbana; oficinas com a Banda Marcial Municipal: Comissão de Frente, Trombone, Trompete, Bombardino, Baixo-Tuba e Percussão Geral. Há a possibilidade de incluir mais oficinas no cronograma.
No ano de 2018, em quatro meses, o projeto atendeu 131 alunos e realizou 120 aulas em diversas modalidades, horários e polos. As turmas de 2018 receberam certificados no dia 19 de dezembro, durante o evento "Natal na Praça”. As turmas de 2019 terão suas aulas iniciadas a partir do dia 18 de fevereiro, podendo variar de acordo com a modalidade, local e horário de cada oficina.
As Oficinas Culturais de Tupã têm o compromisso de atuar na base para a criação de agentes culturais, formação cultural para aqueles que vão ter o primeiro contato com as artes e qualificação para aqueles que já criam, produzem e já respiram cultura.
Tem o poder de construir uma plataforma de sustentação de vários segmentos culturais através dos mini cursos que são as oficinas se tornando um elemento estratégico da chamada nova economia ou economia do conhecimento que se baseia na informação e na criatividade.

Serviço

Mais informações sobre programa Oficinas Culturais de Tupã, e demais projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial do Facebook: "Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, pela hashtag #culturatupa2019, #oficinasculturaistupa e hashtags de cada projeto, no Instagram: @secretariadeculturatupa ou pelo telefone (14) 3491-3015. O horário de atendimento da secretaria é das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira

Assessoria
+ VEJA TAMBÉM