20 de Agosto de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » DESTAQUE

Escola Esperança: Construindo seres humanos para um mundo melhor

As experiências vividas até os seis terão muito a ver com o senso de bem-estar e as capacidades morais na vida adulta.


Cláudia e Vanessa se uniram para concretização de um sonho: a Escola Esperança.


São os primeiros anos da infância que, em boa parte, ajudarão a definir quem será o adulto no futuro. Ele foi uma criança bem nutrida de afeto e alimentos? Brincou livremente e se sentiu amparado por pais e cuidadores? As experiências vividas até os seis terão muito a ver com o senso de bem-estar e as capacidades morais na vida adulta.

É nesse período que a criança aprende com mais intensidade a fazer, a compreender, a se relacionar e, inclusive, a desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade. Conforme parecer nº127/2018 do Conselho Estadual de Educação, do zero aos 3 anos de idade que 70% das conexões cerebrais acontecem e onde se desenvolvem grandes habilidades motoras.

Mesmo sempre tendo uma carreira voltada para administração, o interesse de Cláudia pela educação ficou ainda mais latente quando participou de um seminário em 2012 na Escola Eurípedes Barsanulfo em Sacramento - MG, que trabalha na formação do Ser Integral há mais 30 anos. Logo após, Cláudia e Vanessa se conheceram e, com incentivo de pessoas conhecidas a escola saiu da idealização e foi concretizada.

O sonho de poder contribuir nesse sentido na criação de seres humanos melhores juntou a administradora Cláudia Cisneiros e a pedagoga Vanessa Satolo, proprietárias da Escola Esperança.

"A Escola Esperança surgiu com o desejo que tínhamos de trabalhar com a formação dos seres humanos, é lógico que, dominem a ciência, mas saibam usar essa ciência no caminho do bem, do amor, sem se esquecer do seu próximo”, lembra Cláudia.

A pedagoga Vanessa Satolo é formada pela Unesp, cursou psicopedagogia e se especializou em neuropsicologia. Trabalhou como professora da Educação infantil e fundamental, e também atuou como coordenadora pedagógica nas cidades de Piracicaba e Vinhedo e ainda trabalhou com a Formação de professores. Aliado ao magistério, Vanessa ainda realizava atendimento de crianças com dificuldade de aprendizado.

"Nós aqui na escola entendemos que é importante que a criança desde muito pequena seja corretamente estimulada para que tenha o pleno desenvolvimento intelectual e emocional. Os seis primeiros anos da infância são fundamentais para estrutura da personalidade, para estrutura do autoconceito do indivíduo, por isto neste ano passamos também a oferecer o Ensino Fundamental na escola, para que possamos acompanhar toda essa primeira infância da criança, seguindo essa metodologia de ensino”, ressalta Vanessa.

Empresária no ramo de administração, Cláudia é formada em administração, com experiência também em comércio exterior. Ela é responsável pelo conhecimento técnico teórico garantindo que a escola tenha responsabilidade social. "Aqui nós temos preocupação com as leis trabalhistas, as leis no modo geral. Se a gente quer seres humanos que são modelos de comportamento, a gente também precisa ser”, enfatiza Claúdia.

Quando a criança estabelece vínculo através do amor e afeto com aqueles a sua volta, aumenta sua capacidade de processar estímulos e aprender. Estar vinculado significa estar atento, se dispor a entender o que a criança necessita e prover o cuidado adequado com carinho e atenção, e não de forma impessoal ou mecânica. Ao receber essa atenção qualificada, essa relação se desenvolve plenamente. E essa é a preocupação dos colaboradores da Escola Esperança.

Matrículas

A Escola Esperança ainda está com as matrículas abertas para o ano de 2019. Há vagas para as turmas de Educação Infantil, de crianças de 4 meses a 6 anos; e a novidade deste ano, o 1º ano do Ensino Fundamental.

Os pais interessados em conhecer mais a proposta pedagógica da Escola devem procurar a unidade de ensino na Rua Antônio Digigow, esquina com a Rua Nhambiquaras, 231, centro de Tupã. Mais informações, ligue: (14) 3491-1440.

Redação TupaCity/Especial Publicitário
+ VEJA TAMBÉM