22 de Agosto de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Tupãense recorre à deputada para pedir agilidade em liberação de inseticida

População de Tupã continua demonstrando preocupação com os casos de dengue. Pedido foi entregue pela deputada ao secretário estadual de Saúde.

Em meio à pior epidemia de dengue da história, com mais de 4 mil casos registrados, os tupãenses têm procurado diversas maneiras de ajudar o poder executivo a buscar soluções para o problema, que tem causado sofrimento e até mortes na cidade.

Um munícipe, que preferiu não se identificar, recorreu à deputada estadual Janaina Paschoal (PSL) para tentar agilizar a disponibilização de inseticida, o "fumacê", para pulverizar a cidade.

Segundo o morador, a deputada foi rápida em responder à solicitação. "Enviei o pedido e a deputada me respondeu em apenas duas horas", contou.

Na última semana, o vereador capitão Neves (PV), que também milita pelo PSL a nível municipal, esteve na Assembleia Legislativa (ALESP) e foi informado pela deputada, de que o pedido enviado às mãos do secretário estadual de Saúde, Dr. José Henrique Germann Ferreira.

Em ofício a que o Tupacity.com teve acesso, Janaina reforçou que os casos de dengue em Tupã aumentaram 20% entre os meses de março e abril, que a prefeitura não pôde comprar o inseticida por conta de problemas internos do fabricante e que duas grandes empresas da cidade chegaram a se disponibilizar para a compra.

Além disso, também ressaltou que o fumacê pode ajudar em até 96% na redução dos casos de dengue.

"Com máximo respeito, ainda que o melhor instrumento de combate às enfermidades tropicais seja a conscientização e educação da população é inviável aguardar os resultados de ações desse tipo em zonas endêmicas onde há padecimento e morte. Inviável também fazer com que a população se substituta ao Estado sendo responsabilizada na totalidade pelo controle da saúde coletiva", assinalou no ofício, que pode ser conferido logo abaixo.

Vale lembrar que a deputada teve um número considerável de votos em Tupã, com 3.725 dos votos, o que equivale a 12,00% de seus eleitores.




Janaina Paschoal encaminhou pedido de tupãense ao Secretário Estadual de Saúde


Redação Tupacity.com
+ VEJA TAMBÉM