26 de Junho de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Começa 'Censitário Canino' para identificação de animais com leishmaniose

Trabalho que consiste na visita de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) casa a casa, para coleta de sangue dos animais.

Teve início ontem (10) o "Censitário Canino", trabalho que consiste na visita de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) casa a casa, para coleta de sangue dos animais.

Os trabalhos serão feitos em todos os bairros do município, mas, principalmente no Jardim Aritana, Jardim Itaipu e imediações, onde casos de leishmaniose animal são mais frequentes.

O objetivo das visitas é identificar animais portadores de leishmaniose. Segundo o coordenador do CCZ, Robison Luís Pereira, as amostras de sangue são enviadas ao laboratório municipal para um teste rápido e, em caso positivo para a doença, a amostra é enviada ao Instituto Adolpho Lutz para a confirmação oficial.

A Leishmaniose é uma doença transmitida através do mosquito-palha que atinge cães e seres humanos. Até o momento em Tupã, foram notificados 105 casos positivos em animais e 3 em humanos, além de uma morte por complicações da doença.


Começa 'Censitário Canino' para identificação de animais com leishmaniose


Redação Tupacity.com
+ VEJA TAMBÉM