26 de Junho de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Instalação de linha aérea em Tupã será debatida semana que vem

Na pauta do encontro estará a inclusão de Tupã no programa "São Paulo Pra Todos”, que quer ampliar o número de voos comerciais a cidades do interior paulista.

Na próxima semana, haverá um encontro entre prefeitos de várias cidades da região, incluindo Tupã, e o secretário de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Na pauta do encontro estará a inclusão de Tupã no programa "São Paulo Pra Todos”, que quer ampliar o número de voos comerciais a cidades do interior paulista.

O governo paulista anunciou no início de abril a criação do Programa "São Paulo Pra Todos”, que prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o combustível de aviação em São Paulo.

A alíquota, que hoje é de 25%, cairá para 12% e vai baratear o custo operacional das empresas aéreas. Em contrapartida, em até 180 dias, o setor vai criar 490 decolagens semanais em 70 novos voos, aumentando a oferta de destinos em todo o país.

O corte na alíquota que incide sobre o querosene de aviação comercializado em São Paulo é reivindicação antiga das companhias aéreas. Segundo estudos do setor, o preço do combustível representa em torno de 40% do custo operacional total das empresas.

"Com a redução, a expectativa é incrementar o número de voos que partem dos terminais paulistas e aumentar o total de destinos regionais e nacionais. Nosso trabalho pretende incluir o município de Tupã entre esses destinos”, disse o vereador Alexandre Scombatti, um dos intermediadores do projeto em Tupã.

Outro ponto positivo em favor de Tupã é a infraestrutura já encontrada na
cidade. "Muito bem localizado, o Aeroporto Jose Vicente Faria Lima é uma dos mais estruturados do Interior do Estado, com uma pista de decolagem e pouso que possui 1350 metros e comprimento e 35 metros de largura, e dotado de vários equipamentos modernos de auxílio à navegação, além de todas as benfeitorias necessárias, tais como sala de espera e um amplo estacionamento, totalmente apto para receber grandes aeronaves”, descreveu o vereador.

Além disso, o aeroporto está estrategicamente localizado, possuindo inúmeras cidades em um raio de 160 km, totalizando aproximadamente 700 mil habitantes. Dentre os pequenos aeroportos das cidades da região é o que mais recebe fluxo de pessoas, especialmente de autoridades, empresários e artistas.

Redação Tupacity.com com informações assessoria vereador Alexandre Scombatti
+ VEJA TAMBÉM