21 de Julho de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Mito ou verdade: as pessoas costumam engordar no frio?

O problema não é a estação do ano, mas os hábitos que a acompanham. Confira trocas saudáveis para fugir dos quilos a mais

As baixas temperaturas dos últimos dias são convidativas para os excessos. Fondue, chocolate quente, caldo e outras receitinhas "invernosas” são mais calóricas e podem, consequentemente, provocar um ganho de peso. Ainda assim, o corpo precisa se manter aquecido e para fazer isso, gasta mais calorias. Sendo assim, o frio engorda ou emagrece?

Em termos fisiológicos, não é verdade que no frio seja mais fácil ganhar quilos extras. Quando a temperatura abaixa, o corpo precisa de mais calor para se manter aquecido e, por isso, o metabolismo acelera. Ou seja, o gasto calórico é maior.

Segundo o nutrólogo João Gustavo Gaspar, o frio engorda aqueles que optam por alimentos calóricos e que cedem à preguiça na hora de praticar exercícios. Também é comum que as pessoas esqueçam de tomar água, o que prejudica o funcionamento do organismo e pode causar o aumento de peso.

Para não correr o risco, o profissional recomenda trocas saudáveis nas preparações quentes, como caldos e chás. Ou seja, em vez de caldos com batata e linguiça, opte por acrescentar couve-flor e cogumelos. Outra dica é trocar o chocolate quente por chás. Além de serem menos calóricos, têm propriedades termôgenicas. "O chá é uma excelente pedida no inverno. Gosto bastante dos chá verde, cavalinha e hibisco”, sugere.

Divulgação - Mito ou verdade: as pessoas costumam engordar no frio?
Segundo nutrólogo, frio engorda aqueles que optam por alimentos calóricos e que cedem à preguiça na hora de praticar exercícios


Paula Filizola - Metrópoles
+ VEJA TAMBÉM