21 de Julho de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Projeto Horta Comunitária irá beneficiar famílias carentes do município

Secretaria de Saúde inicia projeto na USF Nego Enfermeiro.

A Prefeitura de Tupã iniciou nesta quarta-feira (3) o projeto Horta Comunitária, desenvolvido na Unidade Saúde da Família (USF) Aracy de Marchi - "Nego Enfermeiro”, localizada na rua Antônio Castilho (no quarteirão do Colégio Adventista).

O projeto tem como objetivo beneficiar as famílias carentes do município, indicadas pela assistente social da equipe NASF-AB (Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica), e também as Residências Terapêuticas instaladas na área de abrangência da unidade.

A enfermeira da USF, Josiane Chimack Cintra, contou que a implantação da horta comunitária representa a concretização de um antigo sonho. "Sempre quisemos realizar um projeto assim, pois além de incentivar uma alimentação mais saudável, beneficia muitas famílias da área e de todo o município”, disse.

O casal parceiro da unidade na realização do projeto, André Luiz Sanches e Mirlei Ravazi, destacou que é gratificante participar da Horta Comunitária. "É muito importante realizar trabalhos que possam agregar na vida de outras pessoas. Com o projeto estamos beneficiando diversas famílias do município que não possuem muitas condições”, destacou André.

A diretora do Departamento de Atenção Básica de Saúde, Simone Veronez Bauer revelou que a Horta Comunitária na USF Nego Enfermeiro é um projeto piloto que a prefeitura pretende levar para as demais unidades. "Com essa iniciativa nós deixamos um convite aberto para a comunidade que tenha interesse em desenvolver esse trabalho incrível em parceria conosco”, explicou.

Já o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, afirmou que a intenção é incrementar ainda mais o projeto, com a implantação de técnicas que preservam o meio ambiente.

"Estamos diante de um programa que possui pilares de sustentabilidade, cidadania, trabalho, integração e também saúde, pois com os a horta comunitária a população poderá ter uma alimentação mais saudável. O intuito é que futuramente possamos levar esse projeto para outras unidades, visando ajudar cada vez mais pessoas”, finalizou.


Equipe da USF "Nego Enfermeiro” e voluntários montaram horta comunitária


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM