21 de Julho de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Frio aumenta procura por abrigo em Albergue Noturno

São esperadas para esse mês mais de 200 pessoas com passagem pelo local, o que representa um aumento de cerca de 40 em relação aos meses anteriores.

Com a chegada do Inverno, o Albergue Noturno já registra aumento na demanda por abrigo.

São esperadas para esse mês mais de 200 pessoas com passagem pelo local, o que representa um aumento de cerca de 40 em relação aos meses anteriores. "Temos uma média de 150 pessoas por mês, mas com o período de frio, recebemos mais de 200 pessoas por mês”, afirmou o presidente do Albergue Noturno de Tupã, Alberto Martins.

A chegada das baixas temperaturas fez grandes cidades criarem alternativas para abrigar pessoas que se encontravam em situação de rua.

Um dos exemplos mais conhecidos é o do Estádio do Beira-Rio, na cidade de Porto Alegre, que abriu as portas para atender os desabrigados. A ação contou com apoio das torcidas do Internacional e do Grêmio, que são rivais dentro de campo. Outro exemplo é da cidade de Jaú, onde o ginásio municipal serviu de abrigo para moradores de rua.

Em Tupã, um vereador chegou a pedir a abertura do Ginásio de Esportes "Elias Kenaifes” para a mesma finalidade, porém, o presidente do Albergue Noturno disse que a medida não seria necessária. "No município de Jaú foi aberto um ginásio, mas não temos a necessidade disso, por termos o albergue”, ressaltou.

O prefeito Caio Aoqui (PSD) destacou os serviços prestados pelo albergue, que atende pessoas de passagem por Tupã e que não possuem um local para dormir. "Em Tupã temos um albergue para atender e acolher as pessoas. No feriado de 9 de julho, as assistentes sociais percorreram a cidade abordando as pessoas que se encontravam em vulnerabilidade e direcionando para o albergue”, afirmou.

O usuário do projeto pode permanecer no abrigo por até três dias. Em casos específicos, o período de estadia pode ser estendido. Vale lembrar que antes de utilizar o serviço, o interessado deve procurar a CPJ (Central de Polícia Judiciária), para investigação de dados pessoais. Caso o interessado não tenha restrições criminais, ele poderá se abrigar no albergue.

O Albergue Noturno está localizado na Rua Itapicurus, 925. O atendimento é das 7 às 10 da manhã e das 19 às 22 horas. Com o aumento na demanda de abrigados, o albergue solicita a doação de agasalhos e calças. O projeto oferece banho, jantar e café da manhã.

Jornal Diário/Foto: Ilustrativa
+ VEJA TAMBÉM