06 de Dezembro de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Sergio Moro estará em Marília para palestra na Unimar em agosto

O ministro da Justiça, Sergio Moro, fará a palestra de abertura da XXVI Semana Internacional do Curso de Direito da Unimar. Tema será o Projeto de Lei Anticrime

O ministro da Justiça, Sergio Moro, fará a palestra de abertura da XXVI Semana Internacional do Curso de Direito da Unimar, no dia 19 de agosto. O tema da palestra será o Projeto de Lei Anticrime.

Recentemente o ministro se manifestou em sua conta pessoal no Twitter sobre os novos vazamentos de conversas entre ele e o chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, reveladas pelo site The Intercept Brasil em parceria com o jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News.

Moro disse que é um "grande defensor da liberdade de imprensa”, mas que "a campanha contra a Lava Jato e a favor da corrupção está beirando o ridículo”. O ex-juiz ainda desafiou a equipe de reportagem, dizendo: "se houver algo autêntico, publiquem por gentileza”.

Carreira

Paranaense de Maringá, Sérgio Moro está com 46 anos e graduou-se em Direito na UEM (Universidade Estadual de Maringá) em 1995. Recebeu o título de mestre em 2000 pela Universidade Federal do Paraná. Em 2002 concluiu o doutorado em Direito do Estado na mesma instituição.

Moro também cursou o programa de instrução de advogados da Harvard Law School em 1998 e participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro, promovidos pelo Departamento de Estado dos EUA.

Em 1996 ingressou na carreira da magistratura como juiz federal da 4ª Região. Entre 1999 e 2002 chefiou a 3ª Vara Federal de Joinville, em Santa Catarina.

Entre 2003 e 2007 trabalhou no caso Banestado, que resultou na condenação de 97 pessoas; também trabalhou na Operação Farol da Colina, um desdobramento do caso Banestado, onde decretou a prisão temporária de 103 suspeitos de evasão de divisas, sonegação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Em 2012 foi auxiliar da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber no caso do Escândalo do Mensalão. Weber o convocou devido a sua especialização em crimes financeiros e no combate à lavagem de dinheiro.

Moro ganhou enorme notoriedade nacional e internacional por comandar, entre março de 2014 e novembro de 2018, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato que, segundo o Ministério Público Federal, é o maior caso de corrupção e lavagem de dinheiro já apurado no Brasil, envolvendo grande número de políticos, empreiteiros e empresas.

Semana de Direito da Unimar

A XXVI Semana Internacional do Curso de Direito da Unimar acontece entre 19 e 23 de agosto.

Até o dia 26 de julho as inscrições são abertas apenas para alunos do curso de Direito (graduação, pós, mestrado e doutorado) da universidade. Após essa data, alunos dos outros cursos e público em geral também podem se inscrever.

O evento também recebe, no dia 23 de agosto, a Dra. Maria Helena Diniz, docente titular de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Mais informações, programação completa e valores estão disponíveis na página do evento [clique aqui>.



Marília Notícia
+ VEJA TAMBÉM