22 de Agosto de 2019
18º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Festa do Ovo: Recinto será aberto para visita de avicultores e pessoas do setor nesta quinta

O maior e mais tradicional evento agro avícola do Brasil, a 60ª Festa do Ovo começa oficialmente nesta quinta-feira, dia 18

O maior e mais tradicional evento agro avícola do Brasil, a 60ª Festa do Ovo começa oficialmente nesta quinta-feira dia 18, com a cerimônia de abertura do pavilhão central do Recinto de Exposições Kisuke Watanabe de Bastos para visitação de avicultores e pessoas ligadas ao setor de postura comercial.

No período da noite, no palco de apresentações do recinto, tem show com o cantor André Valadão. A programação de hoje termina às 21h30 com encerramento da visitação as exposições no pavilhão central. O evento é promovido pela Prefeitura e Câmara Municipal e realizado pela Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos (Acenba).

A 60ª Festa do Ovo, que acontece entre hoje (18) e domingo (21), tem ampla programação com torneio de golfe e concurso de qualidade de ovos, realizados no final de semana e nessa quarta-feira, respectivamente, além de competição de judô, corrida de pedestre, encontro de avicultores, diversificada exposição, shows artísticos, gincana com ovos, praça de alimentação com pratos variados, feira do verde, parque de diversões e festival com diversas atrações da cultura japonesa: cerimônia do chá, bon odori, dança japonesa, karaokê, apresentação de taikô, jazz, ballet, corrida, entre outras.

A programação foi aberta, às 7 horas do último sábado (13), com o 42º Torneio de Golfe da Festa do Ovo, que foi realizado no Bastos Golf Clube (BGC) até domingo (14), quando ocorreu as disputas finais e cerimônia de premiação dos vencedores. Ontem (17) foi realizado o concurso de Qualidade de Ovos, no Salão de Eventos Alto Astral.

O evento segue hoje com a abertura do pavilhão central do recinto para visitação de avicultores e pessoas ligadas ao setor de postura comercial, a partir das 14 horas. No período da noite, a partir das 21 horas, no palco de apresentações do recinto, tem show com o canto André Valadão. Ás 21h30 encerra a visitação as exposições no pavilhão central.

Na sexta-feira, dia 19, inicia, ás 7 horas, as inscrições e café da manhã do 45° Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo e 42° Jornada Técnica, promovida pelo Sindicato Rural de Bastos, no Centro Cultural "Professora Tsuya Ohno Kimura" - Anfiteatro "Governador Mario Covas". Às 07h50 tem a abertura oficial com o coordenador geral José Roberto Bottura (diretor técnico da APA - Associação Paulista de Avicultura) e coordenadores e membros da comissão técnica de avicultura do Sindicato Rural de Bastos - Carlos Kazuharu Ikeda, Christian Hideyuki Maki, Gustavo Hideki Shimizu Nagai e James Shin Nakanishi.

O evento segue com as palestras: 8 horas - Procedimentos de Vazio Sanitário e seus Impactos na Produtividade e Rentabilidade dos Lotes, com a professora Dra. Ana Caselles (médica veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina); 9 horas - Resíduos em Ovos - Controles e Cuidados Importantes, com o professor Dr. Flávio Daolio Gonçalves (zootecnista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Lavras-M); 10 horas - Ferramentas de Tomada de Decisão em Postura Comercial, com o professor Dr. Ricardo lssao Ito (médico veterinário pela Universidade Federal de Viçosa-MG); e 11 horas - Aproveitamento de Ovos na Sala de Processamento, com a professora Dra. Ivana Gomes de Faria (fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Lavras-MG).

O 45° Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo e 42° Jornada Técnica tem sequência com debates das 12h10 às 12h30, quando será servido o almoço de confraternização. Ás 13h30 acontece o encerramento do evento com o Dr. Fábio de Salles Meirelles (presidente do Sistema Faesp-Senar/SP).

A cerimônia de abertura oficial da 60ª Festa do Ovo será realizada a partir das 14 horas de amanhã na entrada do recinto de exposições, com apresentação do Cerimônia do Chá e visitação a exposição Agro Avícola, Industrial e Implementos e Feira do Verde. A partir das 19 horas tem apresentação de Taikô - Shooryuu Daiko de Bastos, na Tenda Japonesa instalada no recinto de exposições. Neste mesmo local acontecem ainda as seguintes atrações: 19h15 - Bailados Japonês (crianças); 19h20 - apresentação de Karaokê - Bastos Karaokê Aiko Kai e Bailados Japonês - Acenba Buyou Kai; 19h50 - Espaço de Dança Thuanny Carpaneze; e 20h20 - show musical com Nobuhiro Hirata (Three Night) e Requios Gueinô Doukokai Eisa Taikô - Tambores de Okinawa (Marilia-SP).

Às 21h30 da sexta-feira (19) acontece o encerramento da visitação às exposições no pavilhão central do recinto. No mesmo dia tem as seguintes apresentações na Tenda Japonesa, no Recinto de Exposições: 21h45 - Grupo de Dança Holiness; e 22h00 - Academia Tereza - Aula de Ritmos Dance, com a professora Thais Godoy. A partir das 22h30 tem show sertanejo com a cantora Naiara Azevedo, no palco de apresentações do Recinto de Exposições.

No sábado, dia 20, a 60ª Festa do Ovo tem as seguintes atrações: 08h30 - Copa Bastos de Judô, no Centro de Treinamento de Judô "Professor Uichiro Umakakeba"; 09h00 - 3ª Corrida da Festa do Ovo - 5 Km de Corrida e 2,5 Km de Caminhada, com a largada na entrada principal do Recinto de Exposições "Kisuke Watanabe"; 10h00 - 3ª Corrida Kids da Festa do Ovo; 12h00 - Reabertura do Recinto de Exposições para visitação pública; e 15h00 - Entrega de Prêmios e Troféus aos Avicultores classificados no Concurso Qualidade de Ovos, no Recinto de Exposições "Kisuke Watanabe".

A programação de sábado tem ainda as seguintes apresentações: 18h00 - Apresentação da Associação de Capoeira "A Paz Criança Brasil" Mestre John Lennon, em frente do palco do Recinto de Exposições; 19h00 - Apresentação de Taiko - Shouryuu Daiko de Bastos; 19h20 Bailados Japonês - Acenba Fujinkai (Professora Missako Mitsuishi); 19h30 - Artes de Ryukyu em Bastos (Ryukyu Minyo Hozonkai, Takaryu Hananokai, Seinens Santa Clara e Santo André, Okinawa Kara-tê e Kobudo); 20h50 - Bailados Japonês (Acenba Fujinkai - Professsora Missako Mitsuishi); e 20h55 - Show do Grupo Wakadaiko da Acema - Maringá (PR), ambos na Tenda Japonesa, no recinto de exposições.

Fechando a noite de sábado com chave de ouro, serão realizada diversas atrações: 21h00 - Sorteio do 32° Cestão Avícola, no Recinto de Exposições "Kisuke Watanabe"; 21h30 - encerramento das exposições no pavilhão central do recinto; 22h00 - Matsuri Dance, na Tenda Japonesa, no recinto de exposições; e 23h00 show musical com o cantor Péricles, no palco do recinto de exposições.

Organizada e realizada com excelência, a 60ª Festa do Ovo encerra domingo, dia 21, com as seguintes atrações: 10h00 - apresentação de Karaokê e Bailados Japonês, na Tenda Japonesa no recinto de exposições; 12h00 - Workshop de Origami e Oficina de Kokedama, com a professora Harumi Saito Arashiro, no recinto de exposições; apresentação de alunos da Escola Japonesa Acenba (12h20); Show com Nobuhiro Hirata e Grupo Dantai Fênix - Tambores Japoneses de Presidente Prudente - SP (12h30); apresentação de Karaokê e Bailados Japonês (13h30); Bon Odori (16h00); 7° Concurso da Maior Comedora de Ovos de Codorna (19h00); e 23° Concurso Maior Comedor de Ovos (19h30) – todos estes eventos acontecem na Tenda Japonesa no recinto de exposições; e show com a dupla sertaneja Fred e Gustavo, a partir das 21h00 no palco do recinto de exposições.


Recinto será aberto para visita de avicultores e pessoas do setor nesta quinta


Bastos Já
+ VEJA TAMBÉM